Renault Trucks homologa primeiro caminhão “retrofitado” na França

Blog do Caminhoneiro

 

A Renault Trucks acaba de conseguir homologar o primeiro  caminhão elétrico que passou por um processo de retrofit, ou seja, era um modelo antigo que ganhou vida nova com novo motor. De acordo com a montadora, a montagem do caminhão foi concluída no final de 2023, com a troca do motor a diesel por um motor elétrico.

 

O caminhão é um Renault Trucks D de doze toneladas, que foi convertido em um caminhão elétrico a bateria, e será alugado por vários anos pela Clovis Grand Paris, parceira de leasing da Renault Trucks, para a Extime, a operadora das lojas duty-free do Aeroporto de Paris.

 

O processo de conversão do caminhão foi feito em colaboração com a Novumtech e com apoio financeiro da Agência Francesa de Meio Ambiente e Gestão de Energia (Ademe).

 

A ideia da Renault é ter uma opção mais barata para eletrificação das estradas, em busca de criação de um ecossistema de economia circular e descarbonização do setor de transportes.

 

Após a construção do caminhão, o modelo precisou passar por um extensivo processo de homologação, com uma série de testes rigorosos na UTAC, um órgão de aprovação técnica sediado em Paris e credenciado pela ISO 17025.

 

Imagem de Renault Trucks

 

Isso incluiu avaliações de compatibilidade eletromagnética de acordo com o padrão R100, bem como verificações completas sobre a conformidade do sistema de freios.

 

A homologação final só ocorreu em 21 de novembro, quando a Renault Trucks se tornou a primeira fabricante de caminhões na França a obter a aprovação para um veículo elétrico adaptado para uso em estrada.

 

Todo o processo de conversão, da fase técnica à homologação, levou dois anos.

 

O caminhão tem autonomia para operar por até 250 quilômetros com uma carga completa das baterias, e será usado para viagens frequentes de transporte entre os armazéns da Extime e o aeroporto.

 

De acordo com a Renault, o custo de converter um caminhão a diesel em elétrico fica até 15% menor do que a compra de um caminhão elétrico totalmente novo. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)