Frota & Cia
A Daimler Buses apresentou seu primeiro ônibus intermunicipal elétrico a bateria, o Mercedes-Benz eIntouro, como um protótipo quase em série. O veículo oferecerá uma autonomia de até 500 quilômetros, sendo adequado para distâncias maiores e velocidades médias mais altas na comparação com um ônibus urbano elétrico. O modelo é equipado com a baterias de LFP (fosfato de ferro-lítio), assim como no caminhão eActros 600.
“Estamos eletrificando o importante segmento de transporte de passageiros entre centros urbanos e regiões rurais com nosso novo ônibus intermunicipal Mercedes-Benz eIntouro. Este é o próximo passo no avanço da transformação em direção ao uso de ônibus neutros em CO2 localmente”, diz Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses.
De acordo com a montadora, os clientes poderão encomendar o novo ônibus intermunicipal elétrico a partir do início de 2025, enquanto a sua estreia mundial e o início da produção estão previstos para outubro do próximo ano, quando ocorrerá a próxima edição da Busworld, em Bruxelas. As primeiras entregas aos consumidores estão planejadas para 2026.
A Mercedes-Benz destaca que o novo ônibus pode ser aplicado também em viagens curtas, transporte de vaivém, excursões ou serviços de transporte escolar. “Assim como o eCitaro, nossos clientes carregarão o eIntouro predominantemente à noite no depósito. No entanto, você também pode usar o eIntouro para excursões e viagens curtas – desde que haja estações de recarga suficientes disponíveis em áreas de serviço, atrações turísticas, instalações esportivas ou parques de diversão. A necessidade de infraestrutura aumentará ainda mais, ela deve ser desenvolvida em um ritmo mais rápido. Este é o nosso apelo aos formuladores de políticas públicas e a todos os envolvidos”, analisa Oberwörder.
O eIntouro será comercializado, opcionalmente, com um ou dois pacotes de baterias, cada um com capacidade nominal de 207 kWh. As duas baterias podem ser totalmente carregadas com até 300 kW em 90 minutos. Além disso, mais de 95% da capacidade instalada pode ser utilizada com tecnologia LFP. As baterias do eIntouro oferecem uma vida útil de até 15 anos, dependendo das respectivas aplicações.
O Mercedes-Benz eIntouro possui as opções de comprimento de 12,18 metros ou 13,09 metros, bem como uma capacidade de assentos de 50 a 63 unidades. A Daimler Buses introduzirá uma nova arquitetura eletrônica no eIntouro, o que permitirá atualizações de software over-the-air (como as atualizações de seu smartphone) para ônibus sem a necessidade de visitar uma oficina.
Baterias de NMC
A nova geração de bateria NMC4 (níquel-manganês-cobalto) com densidade de energia 6% superior sobre a geração atual (NMC3) para ônibus urbanos elétricos a bateria e estará disponível para todos os modelos eCitaro a partir de 2026. Na prática, o modelo passará de uma autonomia de 500 quilômetros para 700 quilômetros. A Daimler Buses oferece aos seus clientes uma garantia opcional de até 12 anos para a vida útil das baterias.
Hidrogênio
A Mercedes-Benz também anunciou o início das vendas do eCitaro com célula de combustível a hidrogênio, o que elimina a necessidade de qualquer infraestrutura de carregamento elétrico, já que a energia é gerada a partir do H2. O veículo terá autonomia de até 480 quilômetros. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)