Electric Days: Anfavea confirma Salão do Automóvel em novembro de 2025

Motor 1

 

Abrindo as apresentações do Electric Days 2024, Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, abordou as oportunidades que o mercado automotivo brasileiro tem para realizar uma transição energética combinando diversas soluções, não apenas veículos elétricos. No entanto, o principal executivo da associação que reúne as fabricantes nacionais de automóveis deu uma boa notícia para quem tem saudades do Salão do Automóvel de São Paulo.

 

Leite confirmou que o evento voltará a acontecer entre os dias 22 de novembro e 2 de dezembro de 2025, retomando o maior evento automotivo do Brasil que não acontece desde a edição de 2018, sendo interrompido pela pandemia. Para o executivo, “país que tem uma solução tão diferenciada para a descarbonização (etanol), precisa mostrar a força de sua indústria. Nós já estamos com os contratos assinados e o anúncio foi feito junto ao governo federal”.

 

A retomada da exposição era uma demanda feita publicamente pelo Presidente Lula há meses. Segundo ele, o país não poderia abrir mão de uma vitrine tão importante para os veículos produzidos no país, tanto para o público interno como para visitantes internacionais. O modelo da exposição deve seguir os padrões da CES Las Vegas e dos reconfigurados Salões de Pequim, Munique e Detroit, todos eles visitados recentemente pela ANFAVEA.

 

O foco do evento passa a ser total nos produtos, na experiência com test-drives, nos serviços aos clientes, e sobretudo nas novas tecnologias de propulsão ambientalmente amigáveis, de segurança e de conectividade entre carro e motorista, além da conexão entre veículos e o seu entorno. O novo Salão do Automóvel, como sempre foi desde a primeira edição, em 1960, será um evento plural, com a presença de fabricantes tradicionais, novos entrantes, importadores e de empresas que representam o que há de mais avançado em tecnologias automotivas. (Motor 1/Thiago Moreno)