Caminhão coletor a biogás da Marquise Ambiental é destaque na Fenatran

Blog do Caminhoneiro

 

A Marquise Ambiental, uma das maiores empresas de serviços e soluções ambientais na gestão de resíduos sólidos, serviços urbanos, industriais e transformação de resíduos do país, apresentará no 24º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga – Fenatran, modelos de caminhões coletores movidos a biogás e energia elétrica que já utiliza em fase experimental nos serviços de coleta de resíduos em suas operações.

 

A Marquise Ambiental opera no setor há 40 anos, é uma das maiores empresas de serviços e soluções ambientais do país, graças a investimentos contínuos em pesquisa, tecnologia, gestão de ponta e qualidade. Possui uma frota de mais de 1.000 equipamentos e está presente em diversos estados brasileiros. Além dos serviços de coleta e gestão de resíduos, a empresa também é reconhecida pela sua expertise na construção e operação de aterros sanitários, oferecendo soluções para o tratamento e transformação de resíduos.

 

É pioneira na implantação da maior e mais moderna Planta de Biometano do Norte e Nordeste, a GNR Fortaleza no Ceará, foi uma das primeiras empresas brasileiras a desenvolver o biometano como combustível, a partir dos resíduos sólidos, e agora investe em uma frota experimental de caminhões de coleta a biogás em Fortaleza (CE) e Osasco (SP), e estuda novas tecnologias e soluções quanto às mudanças das matrizes energéticas, para obter resultados com ainda mais qualidade e eficiência operacional.

 

“Nosso objetivo é desenvolver a frota a biogás para atuar em localidades em que poderemos no futuro desenvolver um ciclo completo em que coletamos o resíduo, a partir dele geramos o biometano e abastecemos nossa frota com o combustível renovável, gerando valor para a cadeia produtiva de resíduos sólidos e buscando desenvolver soluções com diferentes tecnologias aplicadas à coleta, tornando a coleta eficiente e sustentável”, esclarece Paulo Studart, diretor de operações da Marquise Ambiental.

 

Em relação ao modelo de caminhão coletor elétrico que será apresentado, a empresa já desenvolve testes com veículo urbano (VUC) de 11T elétrico e, em 2025, deverá introduzir na frota o caminhão semi-pesado de 18T abastecido por energia elétrica. “Estamos também desenvolvendo o modelo dos caminhões coletores elétricos como mais uma alternativa tecnológica aplicada à coleta de resíduos realizada pela empresa”, complementa Pablo Mota, gerente nacional de manutenção da Marquise Ambiental. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)