Truck & Bus Builder América do Sul
Com mais de 25 anos de experiência e a recente marca alcançada de 100.000 motores produzidos, a FPT Industrial oferece a mais ampla linha de motores movida a gás natural e biometano do mercado, resultando em maior performance, economia de combustível e menores emissões, atendendo a demanda de transportadores da América Latina por combustíveis alternativos. Na Fenatran 2024, o público que for ao estande da marca poderá ver de perto a solução, com a exibição do motor N67 NG (Natural Gas), ideal para aplicações em caminhões médios como o IVECO Tector NG. No estande da IVECO estará o caminhão pesado S-Way NG, movido pelo motor Cursor 13 NG.
Uma das várias tecnologias de propulsão alternativa disponíveis na FPT Industrial, o gás natural reduz os poluentes para proporcionar uma melhora significativa na qualidade do ar e, ao mesmo tempo, mitigar o aquecimento global com a redução das emissões de CO2. Estes motores são projetados para operar com gás natural (GNV e GNL) ou biometano. Utilizando biometano, as emissões de CO2 podem ser reduzidas em até 95%, contribuindo para a descarbonização do transporte.
Complementando esses benefícios estão a redução de ruído incrivelmente eficaz e a impressionante economia de combustível, associada ao conceito “Diesel Like” da FPT Industrial, que garante desempenho equivalente, em termos de potência e torque, aos motores diesel.
“Na América Latina, a solução começa por tecnologias adequadas ao potencial em biocombustíveis da região. Por isso a FPT Industrial lidera diferentes projetos como parte desta estratégia multienergética, investindo no uso do gás natural e biometano”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina.
N67 NG – Potência e eficiência para aplicações médias
Integrante da consagrada Série NEF de motores da marca, o N67 NG utiliza a tecnologia de combustão estequiométrica para garantir o melhor consumo de combustível da classe e níveis de ruído mais baixos do que o diesel, com redução de custos em comparação com os equivalentes tradicionais. Seu sistema de pós-tratamento com catalisador passivo de três vias é altamente eficiente e compacto.
Para o IVECO Tector NG, o motor N67 NG entrega 204 cv de potência e torque máximo de 750 Nm, uma combinação de potência e eficiência que permite que o caminhão opere com um PBT de 17 toneladas.
“O motor N67 NG oferece todas as vantagens dos motores diesel, inclusive a confiabilidade comprovada, tem custo total de propriedade competitivo, com menor custo, e o biometano pode ser gerado como um combustível renovável para resíduos orgânicos, reduzindo as emissões de CO2”, ressalta João Abreu, especialista de Marketing de Produto da FPT Industrial.
Além de caminhões médios e de lixo, os motores Série NEF a gás são utilizados em ônibus urbanos na América Latina, atendendo a demanda de OEMs, empresas e órgãos da região.
CURSOR 13 – Alto desempenho para longa distância
Sucesso na Europa e no topo da gama da FPT Industrial, o motor Cursor 13 NG representa a melhor alternativa de baixo impacto ambiental para operações de longa distância, pois foi desenvolvido para atender os requisitos de alto desempenho e custos operacionais, sem comprometer a sua resistência. A tecnologia de combustão estequiométrica da FPT Industrial garante performance e rendimento para o transporte rodoviário de cargas.
Para o IVECO S-Way NG, esta poderosa unidade de força fornece 460 cv de potência e torque máximo de 2000 Nm, com melhor aproveitamento de espaço no caminhão, para instalar tanques de combustível mais espaçosos, aumentando a autonomia.
“A tecnologia a gás natural e biometano do Cursor 13 NG não só responde às crescentes demandas do transporte pesado, mas também estabelece um novo padrão de eficiência operacional e respeito ao meio ambiente neste segmento”, ressalta Abreu.
Na Europa, o Iveco Group é líder no segmento de veículos a gás, com 85% de market share, o que comprova a eficiência do portfólio de motores a gás natural e biometano da FPT Industrial na Fenatran 2024. (Truck & Bus Builder América do Sul)