VWCO apresenta Constellation movido a biometano e Meteor híbrido na Fenatran

Estradão

 

O maior estande da Fenatran 2024, no São Paulo Expo, é da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO). Segundo a marca, a área total, de 3.600 m² reúne produtos e serviços voltados ao setor de transportes. Nesse sentido, há dois modelos inéditos: o Constellation 26.280 Biometano e o caminhão-conceitual Meteor Hybrid. Outro lançamento da marca revelado nesta segunda-feira (4) é a nova geração do caminhão elétrico leve e-Delivery.

 

Acompanhando a demanda nacional por caminhões com motores a gás, a VWCO prepara sua entrada nesse segmento com o Constellation 26.280 movido a biometano. Conforme anunciado pela montadora, o modelo com motorização alternativa iniciará testes em frotas de clientes a partir de 2025.

 

De acordo com o fabricante, o Constellation 26.280 movido a biometano é o caminhão a gás com autonomia mais elevada do mercado. A VWCO, no entanto, não revelou qual é o alcance do modelo. Por outro lado, a empresa informou que o veículo tem a maior capacidade de armazenamento do combustível gasoso disponível no País, sendo capaz de transportar 240 metros cúbicos de biometano.

 

A VW informou que o caminhão abastecido com biometano apresenta uma redução de até 90% das emissões de CO2, comparado ao modelo com motor diesel. Segundo a montadora, o veículo com esse tipo de motorização atende à aplicação em coleta de resíduos.

 

VWCO projetou o Meteor Hybrid no Brasil

 

Um dos principais destaques da Fenatran em termos de avanço tecnológico, o Meteor Hybrid é um caminhão híbrido com a diesel e um eixo elétrico auxiliar. A VWCO desenvolveu o conceito no Brasil em parceria com a Suspensys, que fabrica eixos e sistemas de suspensão para caminhões.

 

A montadora ainda não divulgou os dados completos de desempenho do Meteor Hybrid, mas afirma que o veículo “pode rodar por quilômetros sem recarga”. Além disso, a marca informou que o caminhão híbrido calibra automaticamente todo o controle de tração para alcançar o máximo de eficiência.

 

Segundo a VWCO, o Meteor Hybrid tem potencial para reduzir em mais de 90% das emissões de CO2 quando combinado ao uso de “diesel verde”, chamado HVO (sigla em inglês para óleo vegetal hidrotratado).

 

Novo e-Delivery tem mais torque e leva mais carga

 

Lançada recentemente, a nova geração do e-Delivery está exposta na Fenatran 2024. Por enquanto, somente a versão e-Delivery 11 incorporou as mudanças da linha atualizada. O principal destaque é o motor elétrico de 280 kW e torque elevado para 219,2 mkgf, um aumento de 7% em relação ao modelo anterior.

 

Além disso, a VWCO também aumentou a capacidade de carga do e-Delivery 11. Conforme dados do fabricante, o caminhão elétrico leve tem peso bruto total (PBT) de 11.400 kg e peso bruto total combinado (PBTC) e capacidade máxima de tração (CMT) de 15.000 kg. Ademais, o modelo tem capacidade de reboque de 3.600 kg.

 

VWCO tem 20 veículos em exposição na Fenatran

 

Ao todo, a VWCO levou 20 veículos para seu estande na Fenatran. Além dos novos modelos com sistemas de motorização alternativos, outro destaque da montadora no evento é o Constellation 20.480. Atualmente, este é cavalo mecânico 4×2 mais potente da categoria, entregando 480 cv e 244,7 mkgf de torque, com PBT de 56 toneladas.

 

Também estão à mostra na Fenatran os novos Constellation 25.480 HD e Meteor 28.480 HD, que possuem eixos reforçados para transportar mais carga. A linha Meteor também está em exposição na nova versão equipada com freio retarder, que melhora a frenagem do caminhão em descidas.

 

Por fim, a VWCO apresenta na feira em São Paulo a sua linha de caminhões com o pacote Highline. Anunciado recentemente, o conjunto acrescenta aos veículos recursos de conectividade, computador de bordo avançado com múltiplas funcionalidades e central multimídia. Outro item da cesta é o novo painel de instrumentos 100% digital.

 

Serviço

 

Fenatran 2024

Onde: São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo.

Quando: Dia 04/11, das 16h às 21h; Dias 05 a 08/11, das 13h às 21h.

Entrada gratuita, requer credenciamento no site da feira. https://www.fenatran.com.br/pt-br/credenciamento.html

(Estradão/Thiago Vinholes)