Ford Pro mira em ampliação da linha de veículos e serviços para avançar em vendas

Transporte Moderno

 

A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da Ford, mostrará aos empresários do transporte que visitarão a Fenatran 2024 — o maior evento do setor na América Latina, que acontece na próxima semana em São Paulo — seu novo momento de negócios, com um portfólio de produtos ampliado.

 

A montadora preparou uma série novidades para reforçar sua estratégia comercial. Durante os cinco dias da feira, os visitantes poderão conferir as mudanças na linha Transit, a picape Ranger com cabine simples e o novo serviço móvel da marca.

 

Desde 2021, a Ford Pro lançou seis novos veículos e contabiliza 19 mil unidades vendidas. Esse desempenho resultou em um crescimento de 46% na participação da Ford no mercado sul-americano, passando de 5,9% para 8,6% em aproximadamente quatro anos.

 

No Brasil, somente entre janeiro e setembro de 2024, a companhia vendeu 4.500 unidades, o que representa um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. Segundo o diretor de veículos comerciais da Ford América do Sul, Guillermo Lastra, o país representa 31% das vendas da Ford na região.

 

Ford Transit com modificações internas

 

As modificações empregadas pela engenharia da montadora na linha Transit, incluindo as versões chassi-cabine, furgão, minibus e a E-Transit, concentram-se principalmente na parte interna, com aprimoramentos tecnológicos e mais equipamentos de série. A família conta com um novo painel de instrumentos, mais tecnológico, ergonômico e fácil de operar, e outros recursos que aumentam a produtividade da operação, segundo a empresa.

 

A linha contará também com uma oferta maior de versões, com configurações e capacidades diferentes. A nova Transit estará disponível para venda no primeiro semestre de 2025, por isso a marca ainda não divulga o preço.

 

Picape Ranger e serviço móvel

 

Outra novidade apresentada na Fenatran será a picape Ranger cabine simples com capacidade de carga de 1.200 quilos. A Ford ainda não tem data prevista para o lançamento desse veículo. Segundo o gerente de estratégia de veículos comerciais para a Ford América Latina, Matias Guimil, a Fenatran será uma oportunidade para “sentir o mercado” e, depois, planejar o lançamento e o posicionamento de preço do veículo que chegará para competir com a Toyota Hilux e Chevrolet S10.

 

Na área de pós-venda, a Ford aposta no serviço móvel. A iniciativa consiste em oferecer serviços de manutenção aos clientes que estiverem até 30 quilômetros, sem cobranças adicionais. O propósito é que o transportador não precise se deslocar até a concessionária para a realização de intervenções simples como troca de óleo, serviços em freios e baterias, recalls, rodízio de pneus, entre outros. O serviço começará ser oferecido a partir do primeiro trimestre de 2025 no Brasil, Argentina, Chile e Colômbia. (Transporte Moderno/Aline Feltrin)