Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões

Motor 1

 

Novas regras e normas de emissões entram em vigor em 2025. Novos modelos já estão se enquadrando no chamado Proconve L8, que deixarão os números mais restritos e pedirão novos ajustes em motores existentes e até mesmo o fim de outros. No caso da Hyundai, ela já apresentou o seu 1.0 turbo atualizado para o Creta e, em breve, no HB20 e HB20S.

 

Durante a apresentação do Creta 2025, a Hyundai já divulgou os números de consumo do SUV compacto com o motor atualizado. Mantendo os 120 cv e 17,5 kgfm, além do câmbio automático de 6 marchas, o Hyundai Creta teve melhoras em consumo tanto com gasolina quanto com etanol e em testes urbanos e rodoviários.

 

Hyundai Creta 1.0T – Antes – Hyundai Creta 1.0T – Depois

 

Gasolina – 11,6 km/l (cidade)/12 km/l (estrada) – 12 km/l (cidade)/12,7 km/l (estrada)

Etanol – 8,3 km/l (cidade)/8,7 km/l (estrada) – 8,4 km/l (cidade)/9 km/l (estrada)

 

Além de uma reprogramação, o 1.0 turbo recebeu mudanças em componentes. Primeiro, o coletor de escape está integrado ao cabeçote, o que melhora as respostas do turbo e térmicas tanto para motor e turbo. Ainda na parte de temperatura do motor, que é importante no processo de combustão e emissões, recebeu uma nova válvula termostática, agora eletrônica com controle pela central do motor. Também recebe maior controle sobre o fluxo de lubrificação. A bomba de óleo também se torna eletrônica, também controlada pela ECU do motor, que varia a pressão de óleo conforme a necessidade. (Motor 1/Leo Fortunatti)