Kardian com câmbio manual é opção com preço mais baixo e para puristas

O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro

 

Cada vez mais raro no Brasil, o câmbio manual é o destaque da nova versão de entrada do Kardian. Com isso, o SUV compacto, lançado há pouco mais de seis meses pela Renault, passa a ter a opção Evolution MT, tabelada a partir de R$ 106.990, para atender tanto os puristas, que gostam desse tipo de transmissão, quanto quem não está disposto a pagar R$ 11.100 a mais pela praticidade do sistema sem pedal de embreagem.

 

Assim, a novidade se une às configurações Evolution EDC, a R$ 118.090, Techno, com tabela de R$ 129.990, e PremièreEdition, a R$ 138.990. Todas essas três têm a transmissão automatizada de duas embreagens e seis velocidades.

 

O câmbio manual, feito em Portugal pela Horse, é diferente do utilizado no Sandero RS, por exemplo. Segundo a marca, o volante de embreagem do tipo bimassa contribui para filtrar as vibrações do motor.

 

O sistema garante boas respostas ao SUV e gerência de forma eficiente os 125 cv de potência e 22,4 mkgf de torque produzidos pelo motor 1.0 turbo flexível. O três-cilindros é exatamente o mesmo das versões com câmbio automatizado.

 

Aliás, fora a transmissão, nada muda na linha Kardian. Ou seja, a ampla lista de equipamentos, que inclui ar-condicionado digital, seis air bags, volante com regulagens de altura e profundidade, foi mantida.

 

Assim como o quadro digital de instrumentos de 7 polegadas e o multimídia com tela de 8” e espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay. Controlador e limitador de velocidade, sensores de obstáculos e câmera atrás também.

 

Na prática, o Kardian com câmbio manual tem bom comportamento. Como 90% do torque ficam disponíveis a partir das 1.750 rpm, as acelerações e retomadas de velocidade são vigorosas. E, como as reduções são a cargo do motorista, dá para tirar melhor proveito do conjunto em subidas íngremes.

 

Apesar de o pedal da direita ser um tanto leve, a caixa tem engates curtos e diretos. Aliás, a precisão das trocas é um dos pontos altos da transmissão.

 

Como é de praxe, as relações da primeira, segunda e terceira marchas privilegiam a agilidade. Quinta e sexta são voltadas à velocidades de cruzeiro e, portanto, contribuem para reduzir o ruído e o consumo.

 

Segundo a Renault, O Kardian com câmbio manual roda 8,4 km na cidade e 9,7 km/l na estrada com um litro de etanol. Com gasolina, são, respectivamente, 12,3 km e 14 km.

 

Além disso, a direção é bastante direta e a carroceria rola pouco em curvas. Em rampas, o assistente de partida evita que o carro dê aqueles recuos leves entes das arrancadas. (O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro/Vagner Aquino)