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A Volkswagen Caminhões e Ônibus avança na implementação de soluções inovadoras que combinam tecnologia e práticas sustentáveis. Por meio de projetos estratégicos como digitalização, circularidade e foco em gestão de pessoas, a companhia redefine padrões ao otimizar processos, reduzir custos e promover um ambiente de trabalho cada vez mais humanizado. Segundo a empresa, tais medidas têm refletido de forma positiva na eficiência operacional e nos produtos entregues ao mercado.
Presente desde as fases de prototipagem e desenvolvimento, a digitalização também é um recurso poderoso no processo de produção. O sistema em nuvem conhecido como supervisório, com a capacidade de monitorar continuamente os principais dados de máquinas, equipamentos e processos, identifica falhas, ineficiências e desvios das metas definidas a partir de informações geradas por mais de 100 controladores lógicos programados.
Este sistema melhora significativamente a qualidade das informações, acelerando a tomada de decisões e reduzindo paradas e perdas de produção por manutenção. Na instalação de pré-tratamento de pintura, por exemplo, o supervisório possibilitou reduzir o tempo de paradas em até 87%, aumentando a produtividade e a disponibilidade de equipamento desta etapa do processo.
O acesso à informação em tempo real também permite que a equipe tenha informações sobre o desempenho operacional, identificando padrões, tendências e oportunidades de melhoria. No caso da produção de chassis e suspensões, o monitoramento inteligente possibilitou o ganho de 4% no balanço produtivo.
Demais fatores têm potencializado os resultados da empresa, como o investimento em iniciativas que promovam o desenvolvimento e o bem-estar de seus colaboradores. A transformação das ilhas de gestão à vista na linha de produção, consolidadas também como espaços de colaboração, tem estimulado cada vez mais a interação e troca entre os operadores. Desta forma, o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de soluções inovadoras aumentaram significativamente. Em sua ação mais recente, as conversas nas ilhas resultaram em 140 melhorias implementadas em um mês.
O contato diário com os responsáveis por processos práticos fornece à empresa novos pontos de vista sobre aspectos ligados à qualidade, produção, segurança e engajamento dos colaboradores. A partir das informações colhidas são aprimorados processos de montagem, corrigidas falhas, entregues melhorias nos postos de trabalho e muito mais. Em pesquisa realizada no mês de agosto, os mais de mil colaboradores envolvidos sinalizaram grande satisfação com as mudanças implementadas.
A montadora adotou ainda um projeto para reutilização de presilhas, tampas e outros materiais originalmente destinados ao descarte. A iniciativa viabiliza a reciclagem de 36 toneladas de resíduo plástico ao ano e envolve a participação dos operadores da linha. (Portal Technibus)