Portal Autopapo
Em 2023, o Governo Federal lançou o programa do carro popular para estimular a indústria automotiva com descontos de impostos, fazendo com que o preço de diversos modelos de até R$ 120 mil caísse. No entanto, essa ação teve fim e em consequência disso, o interesse em comprar veículos 0 km também caiu e os carros usados se tornaram o foco dos consumidores.
De acordo com a pesquisa do Data OLX Autos, fonte de inteligência automotiva do Grupo OLX, sete em cada dez entrevistados considerariam comprar mais carros se a medida provisória ainda estivesse valendo. Para essa ação, o governo liberou cerca de R$ 800 milhões em recursos para que os veículos fossem vendidos com descontos.
No período em que a medida esteve em vigor, os modelos de até R$ 120 mil que se enquadraram nos critérios estipulados pelo governo foram os mais vendidos no Brasil. De acordo com o balanço do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), 125 mil carros foram comercializados com descontos entre R$ 2.000 e R$ 8.000, ou 1,7% e 11,7%.
Com o fim do programa, que durou de junho até agosto de 2023, os descontos também foram embora, o que não agradou os motoristas. Cerca de 33% dos participantes da pesquisa do Data OLX Autos que estavam buscando carros usados e seminovos cogitaram, em algum momento, a possibilidade de comprar um carro novo.
No entanto, esses consumidores desistiram de adquirir um carro 0 km por uma série de motivos. Dentre eles estão: o aumento do preço, citado por 68% dos respondentes, seguido pela alta desvalorização, mencionada por 53%, e custo alto de documentação, impostos e IPVA, destacado por 47%.
Sobre o perfil dos entrevistados, a maioria dos que estão procurando um carro novo (51%) é da classe B. Desse grupo, cerca de 66% pertencem à geração X (nascidos entre 1965 e 1981), 73% são casados e 79% possuem filhos.
Apesar de parte dos entrevistados ter cogitado adquirir um modelo novo, Flávio Passos, Vice-Presidente de Autos e Bens de Consumo, conta que o interesse nos usados vem aumentando a cada ano:
“Dentre as pessoas que acessaram a plataforma da OLX, 49% estão procurando um automóvel usado, 26% seminovo, 7% querem um zero quilômetro e 18% estão indecisos. A produção de carros novos está em ascensão e isso fortalece o mercado de usados. Os consumidores contam com grande variedade de marcas e modelos, além das diversas opções de preços para todos os bolsos na nossa plataforma”, completa o executivo. (Portal Autopapo/Julio Vargas)