Estradão
Aos poucos, a Scania aparece em eventos no mercado norte-americano. Nesse sentido, conforme já publicado pelo Estradão, um Scania rodoviário com motor V8 também retorna aos Estados Unidos, onde vai rodar por um ano tendo como motorista um Youtuber que faz sucesso no país.
Agora, a novidade é um R 620 10×4 Heavy Tipper XT com motor V8. Porém, o novo modelo é dedicado às operações off-road. Para isso, foi apresentado durante a MINExpo, feira do setor de mineração em Las Vegas, no Estado de Nevada. O modelo tem sistema autônomo e pode rodar sem motorista.
Vale dizer que um dos destaques é a cabine R. Afinal, essa versão é mais comum em modelos que atuam em operações rodoviárias. Porém, segundo a fabricante, o objetivo é mostrar que a empresa pode fazer produtos de acordo com as necessidades do consumidor.
Assim como os demais modelos com o sobrenome XT, há todos os componentes necessários para atividades off-road. Por exemplo, há maior ângulo de ataque, bem como protetor de faróis e para-choques de aço, entre outros itens. Além disso, o novo caminhão oferece grande capacidade técnica. Afinal, tem capacidade bruta para 71 toneladas, assim como pode levar 49 t de carga líquida.
Nesse sentido, seu V8 de 16,4 litros gera potência de 620 cv e torque de 306 mkgf. Segundo a Scania, o Heavy Tipper 10×4 tem 5 eixos, sendo os dois últimos com tração. Portanto, é uma opção especialmente fabricada para clientes específicos.
Além disso, a fabricante informa que o modelo conta com múltiplos modos de tração e bloqueios de diferencial. Bem como com ganchos de reboque com capacidade de até 40 toneladas. E sua capacidade máxima de tração (CMT) é de 210 t.
Inteligência da automação
De acordo com o diretor e chefe da Scania Mining, Tobias Ekstedt, o setor de mineração passa por um processo de transformação no mundo todo. “Nossas soluções em autonomia e eletrificação estão prestes a dar um grande passo na mineração ágil. Até que isso realmente decole, oferecemos também soluções mais sustentáveis e eficientes, como o caminhão autônomo”, diz.
Conforme a fabricante, as primeiras unidades do caminhão que pode rodar sozinho, sem interferência de um motorista, começam a chegar ao mercado em 2026. Inicialmente, essas novidades vão ser oferecidas em mercados específicos. Assim, ainda não há previsão de estreia no Brasil, por exemplo.
Seja como for, esse movimento no mercado norte-americano está ligado à aquisição da International, por meio do Grupo Traton, que também é dono da Scania, MAN e Volkswagen Caminhões e Ônibus, entre outras marcas. Nesse sentido, já há caminhões da International com trem de força S13. Ou seja, com motor, caixa de câmbio e eixos Scania. (Estradão)