Frota & Cia
Em maio deste ano, a Daimler Truck e o Volvo Group anunciaram que pretendiam criar uma joint venture (uma empresa em conjunto) voltada para o desenvolvimento de uma plataforma comum de veículos definidos por software, bem como um sistema operacional de caminhão dedicado, fornecendo a base para futuros veículos comerciais definidos por software.
O acordo foi celebrado hoje, dia 28 de outubro, e prevê a instalação de nova empresa em Gotemburgo, na Suécia. A plataforma de veículos definidos por software permitirá que a Daimler Truck e o Volvo Group, bem como outras montadoras potenciais clientes, possam usufruir de sistemas voltados para a digitalização e a automação da mobilidade. Os dois conglomerados permanecerão concorrentes e continuarão a diferenciar suas ofertas de produtos e serviços, incluindo suas respectivas soluções digitais.
Em entrevista para a Frota&Cia, em setembro deste ano, durante a IAA Transportarion 2024, Karin Rådströn, CEO Daimler Truck, disse que o desenvolvimento de superprocessadores estão no horizonte de desenvolvimento da indústria. “A questão é que o software passará para o centro do caminhão, o que significa que a inteligência ficará mais centralizada. Atualmente, toda essa inteligência está distribuída por muitos aplicativos, peças, componentes, sensores… A nova ideia é centralizar em um software todos esses dispositivos, o que facilitará a vida dos nossos fornecedores, que poderão nos entregar peças mais simples em relação aos produtos extremamente complexos que fornecem hoje em dia”, explicou.
A transação para a joint venture deve ser concluída no primeiro semestre de 2025, sujeita à obtenção de todas as aprovações regulatórias necessárias. “Estamos unindo forças para redefinir a arquitetura de software e ser pioneiros em uma nova era de caminhões auto otimizados. Juntos, estamos removendo a complexidade para permitir que nossos clientes desbloqueiem níveis mais altos de conectividade, segurança e eficiência e busquem continuamente um desempenho melhor”, esclarece Martin Lundstedt, presidente e CEO do Volvo Group
As atividades da joint venture incluirão a especificação e aquisição de unidades de controle centralizadas de alto desempenho dedicadas a veículos comerciais e capazes de lidar com grandes quantidades de dados. A nova empresa desenvolverá um sistema operacional e ferramentas que os fabricantes de veículos podem usar como base para desenvolver seus próprios recursos de veículos digitais diferenciadores. Isso desvinculará os ciclos de desenvolvimento de software e hardware no futuro e permitirá que os clientes comprem e atualizem aplicativos digitais sem fio “pelo ar”, melhorando, em última análise, a eficiência e a experiência do cliente.
Rådströn diz que o software e o hardware desta joint venture serão cruciais para atingir níveis – sem precedentes – de segurança, conforto e eficiência no transporte. “O software ficou cada vez mais forte e presente nos caminhões. Muitas funções foram assumidas por softwares e os novos veículos possuem muitos sensores. Em julho, lançamos na Europa esse tipo de abordagem no Actros e no Atego. Na sequência, expandiremos para a linha Unimog e também para os ônibus Setra. Eu vejo um grande benefício na arquitetura. Lançamos muitos updates, incluindo novas funcionalidades no FleetBoard, que poderão ser adotadas para o Brasil num próximo momento”, revela a executiva. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)