AutoIndústria
Assim como acertado com os Estados Unidos na semana passada, o Brasil também debaterá parcerias em biocombustíveis com a Índia, consideradas importantes para promover o desenvolvimento sustentável e a transição energética dos dois países.
A cooperação entre os dois países foi anunciada no final da tarde de sexta-feira, 25, após reunião em São Paulo do vice-presidente e ministro do MDIC, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, com o ministro do Comércio da Índia, Shri Jitin Prasada.
Realizado em paralelo ao B20, grupo de negócios do G20, para discutir temas de relevância global e oportunidades de cooperação bilateral, o encontro abordou, entre outros temas, a Aliança Global pelos Biocombustíveis, liderada por Brasil, Estados Unidos e Índia.
Dentre outros setores considerados estratégicos para a cooperação com a Índia, foram considerados os da tecnologia da informação, saúde e fármacos, além do crescente interesse no setor aeronáutico.
O ministro Alckmin também reforçou a importância de aprofundar a colaboração em áreas de inovação tecnológica, destacando a Nova Indústria Brasil (NIB) e o momento positivo que o País atravessa em termos de crescimento econômico e a atratividade para investimentos internacionais.
Outro ponto abordado foi a possibilidade de expansão do Acordo Mercosul-Índia, assinado em 2004. O Brasil realizou consulta pública, por intermédio da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX/MDIC), e os resultados estão sendo avaliados. Os demais países que integram o Mercosul também realizarão as suas avaliações. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)