Jornal do Carro
Não é novidade que já existe, ao menos na Ásia, uma pequena picape chamada Hilux Champ. Feita para ser uma picape barata e simples, é uma alternativa à média de quem herda o primeiro nome. Vendida na Tailândia desde novembro do ano passado, custa entre 459.000 e 577.000 baht, o equivalente a R$ 64 mil e R$ 80,5 mil, respectivamente. Preços impensáveis para uma Hilux no Brasil, por exemplo.
Entretanto, para os que querem uma opção de picape Toyota, mais barata que os pouco mais de R$ 219 mil de uma Hilux CS, pode haver uma opção no horizonte. Registros feitos no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) dão conta de que a marca se movimenta para lançar, possivelmente, a Hilux Champ no Brasil. A informação é dos colegas da Motor1 Brasil.
Entretanto, é preciso dizer que alguns modelos são registrados no Brasil mesmo sem expectativa de chegar ao mercado nacional, a fim de impedir cópias não autorizadas. Contudo, nesse caso, registra-se apenas as imagens do carro, o que não é o caso da Champ. As fotos dão conta de peças variadas, por dentro e por fora, por exemplo.
Assim, é natural especular sobre sua provável vinda ao Brasil. A picape compartilha peças com a Hilux, e sua chegada não seria assim tão difícil. Além disso, a fábrica na Argentina fabrica a Hilux, bem como a van Hiace, o que também facilita a produção local, sendo bem menos custosa.
Hilux Champ tem três opções de motor na Tailândia
No mercado de picapes, fervente na Tailândia, a Hilux Champ se posiciona na base da tabela, como opção de entrada. O modelo oferece os motores a gasolina de 2.0 ou 2.7 litros, e um diesel de 2.4 litros. Estarão disponíveis as versões com entre-eixos curto e longo, bem como a opção de chassi cabine, por exemplo.
O foco na personalização da plataforma é evidente, uma vez que é plana e tem um conjunto de furos, que suportam a fixação de uma variedade extensa de acessórios, por exemplo. Assim, a montadora coopera com mais de 100 empresas tailandesas de acessórios especiais, permitindo ampla personalização do modelo. (Jornal do Carro/Rodrigo Tavares)