Depois da Land Rover, SsangYong faz acordo para usar plataformas da Chery

Motor 1

 

Em processo de reestruturação após recente aquisição na Coreia do Sul, a SsangYong – agora chamada KG Mobility – anuncia fechamento de importante acordo estratégico com a Chery. De acordo com o site local Korea Herald, a parceria prevê o desenvolvimento conjunto de novos modelos eletrificados a partir da plataforma T2X da fabricante chinesa. O mercado sul-coreana será o principal alvo dos futuros veículos.

 

O acordo, já devidamente assinado, estabelece que a Chery fornecerá sob licença toda a estrutura da arquitetura para o sul-coreanos. A expectativa é usar a base para desenvolver SUVs de portes médio e grande que, depois do mercado sul-coreano, poderão alcançar também outras regiões. Todos já nascerão eletrificados e focados em sistemas dotados de ampla autonomia.

 

Também chamada de M3X, a T2X suporta tanto powertrains tradicionais quanto conjuntos híbridos do tipo plug-in. Nos carros do grupo Chery, a base acomoda o sistema “Super Hybrid” que combina motor a gasolina com dois elétricos, gerando 1.000 km de autonomia e eficiência térmica de 44,5%.

 

Na China, a arquitetura já é usada no Tiggo 9 PHEV, que combina motor 2.0 turbo a gasolina com potência de 238 cv no eixo dianteiro com propulsor elétrico 3DHT de 224 cv nas rodas traseiras. Juntos, entregam 366 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. A autonomia declarada no ciclo WLTP é de 1.400 km, com consumo de 19,2 km/l. O câmbio é sempre automático de 8 marchas.

 

Chery com Land Rover

 

A parceria agora firmada com a SsangYong segue exatamente os mesmos moldes de acordo recentemente fechado com a Land Rover. A britânica, inclusive, usará a mesma plataforma T2X cedida pela chinesa. Neste caso, a aliança prevê o desenvolvimento de SUVs eletrificados para a China (incluindo a nova geração do Freelander). (Motor 1/Dyogo Fagundes)