Nova RAM 1500 tem força de sobra com motor de seis cilindros biturbo

Estado de S. Paulo/Jornal do Carro

 

A linha 2025 da Ram 1500 está chegando ao Brasil. Feita nos Estados Unidos, a picape grande traz atualizações no visual e acabamento, mais equipamentos e dispositivos voltados à segurança e conforto. O motor 3.0 Hurricane de seis cilindros em linha, com dois turbos, a gasolina, substituiu o V8 5.7 Hemi. A Laramie é tabelada a R$ 540.990 e a Laramie First Edition, a R$ 555.990.

 

O “seis canecos” gera 426 cv de potência e 64,8 mkgf de torque – são 26 cv e 10 mkgf a mais que o vê-oitão. Juntamente com o câmbio automático de oito marchas, que não mudou, garante 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, conforme a marca. Vale lembrar que a Ram 1500 tem 5,9 metros de comprimento e pesa mais de 2.600 kg.

 

A picape pode rodar 6 km na cidade e 7 km na estrada com um litro de gasolina. E, como cabem 125 litros no tanque, dá para rodar, ao menos em tese, 875 km sem reabastecer.

 

Colabora com isso a suspensão a ar, que reduz a altura em até 15 mm quando a picape passa dos 100 km/h e melhora a aerodinâmica. O capô e a tampa da caçamba feitos de alumínio ajudam a reduzir o peso.

 

Há cinco modos de condução, capacidade de reboque de 4,5 toneladas e caçamba de 1.200 litros. Porém, a capacidade de carga é de apenas 557 kg.

 

Para-choques, grade e faróis foram redesenhados. Na cabine, se destacam a tela vertical de 14,5 polegadas, o painel digital de 12,3”, o som com 19 altofalantes e as 11 portas USB.

 

Em movimento, a Ram 1500 não deixa a desejar, graças aos dois turbos e ao bom ajuste do câmbio. Ao pisar firme no acelerador, um urro grave brota dos dois escapes e a picape dispara na frente dos outros carros em saídas de semáforo.

 

Nas ruas de Dallas e em estradas ao redor da cidade, a picape mostrou ser muito confortável. O isolamento acústico é ótimo e a carroceria fica firme seja qual for o ângulo da curva ou a velocidade registrada no velocímetro. Pesa contra o motor ser apenas a gasolina. (Estado de S. Paulo/Jornal do Carro/Tião Oliveira)