Freightliner apresenta a quinta geração do Cascadia

Frota & Cia

 

A Freightliner, montadora de caminhões médios e pesados pertencente à Daimler Truck North America (DTNA), revelou a quinta geração do Cascadia, que chegou ao mercado norte-americano em 2007. O novo modelo estreia recursos no pacote de segurança Detroit Assurance, incluindo maior poder de processamento de dados, atualização da câmera, bem como quatro novos sensores por meio de radares de curto alcance, além de um sensor de radar de longo alcance aprimorado. O início da produção está previsto para meados de 2025.

 

Os aprimoramentos consistem nos dispositivos abaixo:

 

O Active Brake Assist 6 (ABA6) agora é capaz de adicionar frenagem autônoma de emergência ao detectar veículos parados em ângulos estranhos, como em curvas, parados ocupando duas faixas e reconhecer pedestres em movimento ou parados.

 

O Active Lane Assist 2 (ALA2) passa a agregar o Lane Change Assist, que pode ajudar a mitigar acidentes fora da faixa, fornecendo uma “contra-direção” caso um caminhão tente entrar em uma faixa já ocupada. O Lane Keep Assist, um recurso do ALA2, monitora a atenção do motorista por meio de comandos no volante e pode iniciar uma sequência que mantém o Cascadia centralizado em sua faixa, desacelera o veículo até parar e liga as luzes de emergência se o motorista não estiver respondendo.

 

O Side Guard Assist 2 (SGA2) agora é capaz de detectar e avisar os motoristas sobre objetos no lado do motorista, bem como no lado do passageiro do veículo, da cabine até o final do trailer.

 

Um novo Sistema de Controle de Frenagem Inteligente (IBCS) foi adicionado ao Freightliner Cascadia, que consiste em sensores de velocidade instalados nas rodas e uma unidade de controle eletrônico montada no chassi para ajudar a fornecer controle avançado de desaceleração. O IBCS permite a introdução do Comfort Braking, que fornece distribuição de força de frenagem, controle de desgaste do revestimento e monitoramento de desempenho, proporcionando uma frenagem mais suave e eficiente, especialmente em situações mais ríspidas, bem como ajudam a prolongar a vida útil das pastilhas de freio por meio de desgaste uniforme.

 

O IBCS também inclui o Endurance Braking, que combina o freio retardader com os freios de serviço quando o pedal é acionado, ajudando a estender ainda mais a vida útil de todo o sistema de frenagem. Um freio de estacionamento eletrônico totalmente novo permite o Rollaway Mitigation, que é projetado para aplicar automaticamente o freio de estacionamento quando um motorista sai do assento ou abre a porta sem acionar o freio para ajudar a evitar que o veículo se desloque desgovernadamente.

 

No caso dos novos Faróis LED Inteligentes com dupla camada, a durabilidade e a resistência ao impacto melhoram significativamente. Eles também são projetados para derreter o gelo e eliminar a condensação em minutos. Com um padrão de feixe aumentado, recurso de farol alto automático e recursos de ajuste de feixe mais fáceis, eles aumentam a visibilidade, a segurança e o conforto do motorista.

 

A quinta geração do Freightliner Cascadia oferece o Sistema MirrorCam instalado de fábrica, em que as câmeras são instaladas bem acima das portas fornecem um amplo campo de visão, reforçado por tecnologia infravermelha e revestimentos hidrofóbicos para repelir água e outros contaminantes. O MirrorCam ajuda a melhorar a visibilidade, especialmente à noite e durante condições climáticas adversas.

 

Outras melhorias

 

Devido a melhorias aerodinâmicas na quinta geração, o Cascadia fornece 1,9% de economia no consumo de diesel sobre a geração quatro. O ganho é proporcionado pelo novo design do capô, novo defletor A, melhores vedações nas rodas dianteiras e do capô ao para-choque, novos dutos de ar do para-choque que direcionam o fluxo de ar ao redor da parte inferior da carroceria e dos pneus para aumentar a eficiência. Também está disponível a opção do novo Max Aero Bumper, que traz ainda mais eficiência sem sacrificar a distância do solo, durabilidade ou facilidade de manutenção.

 

Propulsores

 

A quinta geração do Freightliner Cascadia pode ser equipada com os seguintes motores: Detroit DD13 e DD15, com potências de até 505 cv, além dos motores Cummins X15 e X15N com potências de 400 a 605 cv.

 

Conectividade

 

O Detroit Connect Video Capture 2.0 registra e captura dados automaticamente durante eventos de segurança ou quando iniciados por um motorista, fornecendo aos gerentes de frota acesso remoto a insights valiosos sobre o comportamento do motorista e riscos potenciais. Os vídeos estão disponíveis quase em tempo real por meio de uma interface de usuário aprimorada no Portal Detroit Connect.

 

Possui bloqueio e desbloqueio remoto do veículo. O Geofencing permite que os clientes criem áreas geográficas personalizadas no Portal Detroit Connect e recebam notificações quando os veículos entram ou saem dessa área. O Detroit Connect Safety Plus é um serviço de assinatura que permite que os gerentes de frota rastreiem e recebam notificações remotamente sobre o status e a integridade dos sistemas de segurança da Detroit Assurance. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)