Motor 1
Um novo estudo feito pelo site britânico Scrap Car Comparsion revelou os países em que os turistas ficam mais nervosos ao dirigir no exterior, destacando que lugares como Índia, Venezuela e Tailândia estão entre as nações mais intimidantes para visitantes ao volante. O Brasil ocupa o 8º lugar com uma pontuação de “medo” de 6,71 em uma escala de 10.
O estudo entrevistou motoristas de todo o mundo, pedindo-lhes que classificassem o nível de nervosismo ao dirigir em cada país em uma escala de 1 a 10, sendo 1 “nada nervoso” e 10 “extremamente nervoso”. Isso forneceu uma “pontuação de medo” para destinos turísticos populares ao redor do mundo.
Além disso, a pesquisa perguntou aos motoristas quais eram suas principais preocupações ao dirigir em outro país. Entre as razões citadas estavam dirigir no lado oposto da estrada e os hábitos de condução dos motoristas locais, fatores que aumentam o nervosismo ao dirigir no exterior.
A Índia lidera a lista como o país que mais provoca ansiedade nos motoristas, devido às suas condições de tráfego caóticas, o que torna a direção uma experiência assustadora para os visitantes. O Brasil aparece em 8º lugar com uma pontuação de medo de 6,71 em um total de 10.
Nenhum país europeu está entre os dez primeiros, com nações da Ásia, África e América do Sul dominando as primeiras posições. No entanto, Hungria, Itália e Grécia aparecem como locais europeus onde os motoristas se sentem mais nervosos ao volante, provavelmente devido às ruas estreitas e antigas e ao tráfego intenso. Dirigir no lado oposto da estrada, infringir acidentalmente uma lei de trânsito e a direção perigosa de outros motoristas estão entre as três principais preocupações dos motoristas que planejam dirigir no exterior.
A Índia é o único país com uma média superior a sete, e é conhecido pelo trânsito pesado e imprevisível, com suas estradas compartilhadas por carros, motocicletas, riquixás e até animais. Além disso, cidades indianas como Bengaluru e Pune figuram entre as piores do mundo para o tráfego no Índice de Tráfego da TomTom, confirmando a reputação de tráfego caótico da Índia.
Além disso, países da América do Sul e da Ásia estão fortemente representados no top 10, com Venezuela, Brasil, Tailândia e China entre eles. Esses países evocam a imagem de tráfego intenso e confuso em seus principais destinos turísticos, como São Paulo e Pequim, que detêm recordes de dois dos maiores engarrafamentos da história.
Para quem planeja uma viagem de carro pela Europa, países como Hungria, Grécia e Itália são os que deixaram os motoristas mais apreensivos. Nesses locais, o nervosismo ao dirigir provavelmente se deve à necessidade de navegar por ruas antigas e estreitas e estradas montanhosas e sinuosas.
Os 25 países mais intimidantes para os turistas
- Índia – 7,15
- Venezuela – 6,97
- Zimbábue – 6,90
- Marrocos – 6,87
- Tailândia – 6,86
- China – 6,84
- Tunísia – 6,79
- Brasil – 6,71
- Colômbia – 6,71
- Malásia – 6,70
- México – 6,69
- Turquia – 6,68
- Vietnã – 6,67
- Chile – 6,52
- Hungria – 6,52
- Argentina – 6,48
- Singapura – 6,47
- Equador – 6,31
- Japão – 6,27
- Emirados Árabes Unidos – 6,12
- África do Sul – 6,08
- Hong Kong – 5,97
- Grécia – 5,86
- Itália – 5,83
- Nova Zelândia – 5,77
Na outra ponta da escala, a Holanda é o país em que os motoristas do mundo todo se sentem mais confiantes para dirigir, com uma pontuação de apenas 4,41. Conhecida por suas estradas bem conservadas e padrões de tráfego fáceis de entender, a reputação dos holandeses como organizados parece influenciar a percepção dos motoristas.
O Reino Unido aparece em 26º lugar, com uma pontuação média de 5,71, provavelmente devido a rotatórias, tráfego em mão única nas cidades e o fato de que, para muitos visitantes, dirigir no Reino Unido significa enfrentar o desafio de conduzir no “lado errado” da estrada.
Os 10 principais motivos do medo dos turistas
- Dirigir no lado oposto da estrada – 56,2%
- Direção perigosa de outros motoristas – 55,9%
- Infringir acidentalmente uma lei de trânsito – 52,7%
- Dirigir em estradas desconhecidas – 48,1%
- Não entender as placas de trânsito – 43,1%
- Segurança geral, como roubo de veículos – 33,3%
- Envolver-se em um acidente e não conseguir se comunicar no idioma local – 29,3%
- Perder-se – 28,6%
- Ser parado pela polícia e não conseguir se comunicar – 22,2%
- Encontrar condições inesperadas nas estradas – 18,2%
David Kottaun, Gerente de Operações da Scrap Car Comparison, comentou: “Dirigir em um novo país é uma oportunidade emocionante, proporcionando a chance de ver novos lugares e desfrutar de mais liberdade, sem as restrições de transporte público ou passeios guiados. No entanto, compreensivelmente, isso também adiciona um nível extra de nervosismo, com diferentes leis de trânsito, layouts de estradas e diferenças culturais aumentando a ansiedade.”
“O melhor caminho ao dirigir em um novo país é se preparar. Nossa pesquisa revelou as razões pelas quais os motoristas podem se sentir nervosos ao dirigir no exterior, mas muitos desses medos podem ser aliviados com uma boa pesquisa. Dedicar tempo para entender as leis de trânsito, planejar rotas e fazer pausas pode ajudar a reduzir os nervos, assim como o uso de aplicativos de navegação. O mais importante, porém, é dirigir devagar e planejar tempo extra para sua jornada.”
Se, ao chegar, um motorista se sentir sobrecarregado e achar que dirigir será demais, recomendamos sempre a alternativa de utilizar o transporte público. A segurança deve ser sempre a prioridade.”
A Scrap Car Comparison entrevistou 2.000 motoristas (via Prolific) de 10 países diferentes: Reino Unido, EUA, Canadá, Austrália, Alemanha, Nova Zelândia, África do Sul, França, Itália e Espanha. Os participantes foram solicitados a avaliar, em uma escala de 1 a 10, o quão nervosos se sentem conduzindo nos diferentes destinos turísticos. (Motor 1/Thiago Moreno)