Prestes a chegar ao Brasil, Kia K3 gabarita teste do Latin NCAP

Portal Terra/Mobilidade

 

O Latin NCAP divulgou mais uma rodada de testes nesta terça-feira, 15. O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe testou o Kia K3, que tirou a nota máxima de cinco estrelas nas versões hatch e sedã. O novo Kia K3 já foi confirmado para o Brasil e deve ser lançado em meados do ano que vem para brigar com Chevrolet Onix Plus e Virtus. Ele pode ser o primeiro híbrido flex da marca no Brasil.

 

Os Kia K3/K3 Sedã e K3 Hatchback/K3 Cross, produzidos no México, ganharam cinco estrelas. Eles oferecem seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como padrão, bem como tecnologias ADAS opcionais, e obtiveram 87,08% de proteção para Ocupante Adulto, 83,67% em Ocupante Infantil, 65,46% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 80,84% em Assistência à Segurança.

 

A dupla foi testada em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis das Vias, AEB Cidade, AEB Interurbano e Sistemas de Assistência à Velocidade (SAS).

 

No geral, o Kia K3 demonstrou bom desempenho, com estrutura estável no impacto frontal, mas instável na área dos pés. Os veículos apresentaram proteção adequada a boa para o peito dos adultos em todos os testes, com proteção total para a cabeça e o pescoço. Foi registrada uma leve exposição da cabeça de um dos ocupantes crianças. A proteção de pedestres proporcionou proteção marginal em algumas áreas para a cabeça e proteção fraca para a parte superior da perna.

 

Todos os três sistemas AEB avaliados, que cumprem com a disponibilidade requerida para pontuar no Latin NCAP, alcançaram níveis de desempenho de médio a bom e os SASs avaliados atenderam aos requisitos técnicos oferecidos como equipamento padrão. Os modelos foram avaliados de forma voluntária pelo fabricante, assim como o Volkswagen T-Cross na última rodada de testes.

 

O Latin NCAP avalia a versão mais básica do equipamento de segurança passiva dos modelos e recomenda que os consumidores comprem versões equipadas com tecnologias ADAS testadas e de bom desempenho, como o AEB.

 

“Parabéns à Kia por esta conquista e por sua notável mudança corporativa em direção a veículos mais seguros. O K3 é o primeiro modelo cinco estrelas do Latin NCAP para o grupo e reflete sua nova direção. Esse resultado envia uma mensagem clara aos consumidores de que os modelos cinco estrelas são possíveis em segmentos mais acessíveis e estão chegando aos nossos mercados”, destacou Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

 

Lançado no ano passado, o Kia K3 é o sucessor do antigo Rio, que chegou a ser vendido no Brasil entre 2019 e 2021. O modelo é produzido no México e conta com opções de carroceria hatch e sedã, sendo que apenas a segunda opção deve chegar ao mercado brasileiro.

 

O novo Kia K3 vendido no Brasil pode contar com o mesmo motor 1.0 turbo com sistema micro-híbrido do Stonic, que deve ganhar tecnologia flex em breve. O propulsor possui um forte parentesco com o utilizado pelo Hyundai HB20 feito no Brasil, o que pode facilitar inclusive o desenvolvimento do sistema híbrido para carros brasileiros.

 

Já o câmbio pode ser um automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. No entanto, no México, o modelo conta sempre com um automático convencional de 6 marchas. Por dentro, o modelo traz painel digital de 4,2″ e central multimídia de 10,25″ integrados no mesmo display. O acabamento segue a linguagem de design Opposites United da Kia.

 

Medindo 4,54 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,47 m de altura, o Kia K3 tem design moderno e porte semelhante ao de outros sedãs compactos. O entre-eixos mede 2,67 m, e o porta-malas tem 544 litros de capacidade. O Kia K3 deve chegar ao país em versão única, sem opcionais, incluindo equipamentos como ar dual zone, bancos em couro, rodas de 17”, carregador por indução, luzes em LED e pacote ADAS. Os preços devem ficar próximos aos R$ 120 mil. (Portal Terra/Mobilidade/João Buffon)