Motor 1
Nas últimas semanas, a Dacia revelou na Europa o Bigster 2026. O novo SUV médio da divisão de baixo custo da Renault deve começar a ser vendido por lá no ano que vem. Porém, a Renault por aqui também tem planos para apresentar um novo modelo para essa categoria no Brasil, de olho no segmento onde o Jeep Compass faz sucesso.
Enquanto se definem os planos para o nosso mercado, mais detalhes do Bigster apareceram. Um deles é que a HORSE é a fornecedora do motor 1.8 a gasolina que será utilizado pela configuração Hybrid 155. O propulsor a combustão entrega 107 cv de potência e é o primeiro projetado e produzido totalmente pela HORSE, sendo fabricado em Valladolid, Espanha.
A versão híbrida ainda conta com um motor elétrico de 50 cv, um motor de partida/gerador de alta voltagem e uma bateria de 1,4 kWh. A transmissão sem embreagem da configuração Hybrid 155 possui quatro marchas para o motor a combustão e duas para os motores elétricos.
O conjunto ainda garante uma capacidade de reboque de uma tonelada. Em termos de eficiência, o modelo traz sistema de frenagem regenerativa e essa versão do Bigster tem capacidade para arrancar no modo totalmente elétrico e permanecer por até 80% do tempo na cidade sem ligar o motor combustão.
Brasil deve ter solução própria
Para o Brasil, o Bigster pode ao menos inspirar um SUV médio híbrido prometido para 2025. Será posicionado acima de Kardian e Duster e se aproveitará da nacionalização do 1.3 turbo e um conjunto híbrido para os próximos anos.
Em setembro, a HORSE anunciou um novo investimento de R$ 200 milhões para a nacionalização da produção de cabeçotes de motores em sua planta de São José dos Pinhais (PR). Esse investimento reforça o compromisso da empresa com a expansão de sua cadeia produtiva no Brasil, focando na fabricação 100% nacional do motor 1.3 turbo HR13, que começará em novembro de 2024.
Apesar de o novo SUV médio da Renault para o Brasil não ser exatamente o Dacia Bigster, as medidas do modelo europeu mostram que o grupo francês está bem de olho no segmento do Jeep Compass. Ele tem 4,57 metros de comprimento, bem mais que um Duster. Além disso, são 1,81 metro de largura e 1,71 metro de altura, com uma distância entre eixos um pouco maior, de 2,7 metros. (Motor 1/Thiago Moreno)