Coisas de Agora
A Volkswagen do Brasil conquistou a certificação Great Place To Work (GPTW) pelo 3º ano consecutivo, se mantendo como um excelente lugar para trabalhar. Essa importante certificação é resultado de uma pesquisa internacional de cultura e engajamento que mede o nível de satisfação e o índice de confiança dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho.
A avaliação Great Place To Work (GPTW) conta com 63 perguntas divididas em cinco tópicos: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Os colaboradores respondem voluntariamente ao questionário. Na pesquisa deste ano, a Volkswagen do Brasil teve entre os destaques o aumento de 18 pontos percentuais no número de colaboradores participantes, ficando bem acima da média das empresas com o mesmo porte. O orgulho de contar a outras pessoas que trabalha na Volkswagen permanece como o pilar mais forte da pesquisa.
“Na Volkswagen do Brasil, temos as pessoas como prioridade e é gratificante esse retorno positivo dos nossos colaboradores. A conquista da certificação Great Place To Work pelo terceiro ano consecutivo nos enche de orgulho e o aumento significativo de participantes, bem acima da média de empresas de mesmo porte, demonstra evolução constante. As nossas pessoas acreditam na pesquisa de clima, reconhecem que ações são realizadas e querem colocar sua voz para contribuir com a transformação cultural da Nossa VW rumo a uma empresa cada vez mais humana, diversa e próxima das pessoas”, afirma o CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.
Volkswagen conquista o selo Great People Mental Health
A pesquisa Great Place To Work (GPTW) conta com uma parceria com o Great People Mental Health, que usa metodologia baseada em neurolinguagem, com ferramentas de IA (Inteligência Artificial), para avaliar o índice de bem-estar dos colaboradores. A análise é feita com base nos dados qualitativos da pesquisa aplicada, focando na forma como os colaboradores responderam às questões abertas (dissertativas).
A Volkswagen do Brasil conquistou o selo Great People Mental Health, com a excelente nota 82, logo no primeiro ano de participação da empresa nessa avaliação de bem-estar.
Volkswagen integra Censo de Diversidade & Inclusão à pesquisa GPTW
Outra novidade deste ano na pesquisa GPTW feita com os colaboradores da Volkswagen do Brasil foi o Censo de Diversidade & Inclusão, em parceria com o Great People Diversity. A iniciativa contou com perguntas adicionais para avaliar a estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa, mapear as principais demografias e trazer recomendações dos colaboradores para avanços na estratégia no curto, médio e longo prazos.
Este é o segundo Censo de Diversidade & Inclusão realizado pela Volkswagen do Brasil, sendo o primeiro em parceria com a pesquisa GPTW. Em relação ao seu primeiro censo, a empresa registrou aumento de 31% no número de colaboradores participantes.
“Evoluir constantemente como uma empregadora de excelência é um compromisso da Volkswagen do Brasil. Atuamos diariamente na construção de um ambiente de trabalho saudável, diverso e inclusivo e a conquista da certificação Great Place To Work (GPTW) pelo terceiro ano consecutivo revela que estamos no caminho certo. O selo Great People Mental Health, conquistado logo na primeira vez em que participamos dessa certificação, destaca o índice de bem-estar positivo dos nossos colaboradores e é motivo de grande satisfação para todos nós. E a inclusão do Censo de Diversidade Great People Diversity, neste ano, tornou os resultados da pesquisa ainda mais significativos, permitindo o cruzamento de dados com foco em planos de ações robustos e na evolução contínua”, diz Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.
Volkswagen é Top Employer pelo 6º ano consecutivo
A Volkswagen do Brasil também conquistou em 2024 a certificação Top Employer pelo 6º ano consecutivo, que reconhece as empresas que são referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento do ambiente de trabalho.
Na certificação Top Employer 2024, a Volkswagen do Brasil alcançou a excelente nota de 90,2% nas melhores práticas de Recursos Humanos avaliadas pela pesquisa, bem acima da média considerada benchmark (82%). Desde 2019, quando conquistou o Top Employer pela primeira vez, a Volkswagen do Brasil registrou crescimento de 19,2 pontos percentuais no resultado da pesquisa.
No Brasil, a Volkswagen atingiu 100% de aprovação em oito áreas da pesquisa em 2024: Estratégia de Negócio, Liderança, Marca Empregadora, Ética & Integridade, Organização & Mudança, Ambiente de Trabalho, Propósito & Valores e Sustentabilidade.
Volkswagen é Top 10 da pesquisa “Marca Empregadora” pelo 3º ano consecutivo
Em 2024, a Volkswagen do Brasil integrou novamente o ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora (Randstad Employer Brand Research), da consultoria Randstad, uma das maiores empregadoras no segmento de recrutamento e seleção do mundo. Este é o 3º ano consecutivo em que a Volkswagen integrou esse seleto ranking de “Love Brands”, figurando entre as empresas mais atrativas para trabalhar do País.
O estudo Randstad Employer Brand Research é realizado globalmente pela Randstad há mais de 20 anos em 32 países. Desde 2019 ele é feito no Brasil, abordando os principais atributos de uma marca empregadora na visão dos talentos, a percepção do público sobre os principais empregadores do mercado e o reflexo de sua atratividade para os colaboradores.
Na edição 2024, foram entrevistados mais de 4.500 brasileiros e as 150 maiores empregadoras do País foram avaliadas. Há destaque para dois novos pilares que impactam o cotidiano dos talentos: inteligência artificial e equidade no trabalho. Para os talentos, os fatores mais importantes na escolha de um empregador são progressão na carreira, salários e benefícios atrativos, ambiente de trabalho agradável, equidade e gestão sólida.
Volkswagen está entre as ‘Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem’
A Volkswagen do Brasil também conquistou neste ano a certificação “Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”, resultado da pesquisa HRC Equidade BR 2024, da HRC (Human Rights Campaign Foundation) como parte de seu Programa Global de Equidade no Trabalho, em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Essa importante conquista reforça que a Volkswagen está entre as empresas com práticas de diversidade e inclusão LGBTQIA+ mais avançadas do Brasil.
Com uma política de Diversidade & Inclusão robusta, a Volkswagen do Brasil atingiu a excelente nota 100, logo na primeira vez em que participou da pesquisa, em 2024.
O estudo avalia a equidade e inclusão de pessoas LGBTQIA+ nos ambientes de trabalho no Brasil, além de práticas e políticas corporativas em apoio à comunidade LGBTQIA+ e na erradicação da LGBTfobia. Em sua 3ª edição, a pesquisa certificou 79 empresas no Brasil neste ano, um aumento de 39% nas organizações certificadas em relação a 2023. Neste ano, foram 124 empresas participantes, 36% a mais do que na edição anterior.
Diversidade & Inclusão é pilar estratégico na Volkswagen
A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, valorizando e respeitando as diferenças entre todas as pessoas. Em 2023, a Volkswagen foi a única montadora a se tornar signatária de cinco fóruns que abrangem os pilares trabalhados pela empresa: o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para Inclusão de PcDs) e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. A adesão aos fóruns integra 38 novos compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa. Desde 2020, a Volkswagen também é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU.
A empresa estabeleceu sua estratégia de governança com a criação de um Comitê de Diversidade & Inclusão que conta com a participação de todos os membros do comitê executivo da empresa com foco na pauta de diversidade, equidade e inclusão.
A Volkswagen do Brasil também oferece vagas afirmativas para públicos de diversidade em processos seletivos. A empresa segue impulsionando a meta de aumentar o número de mulheres na liderança e em 2023 já ampliou o equilíbrio na admissão de mulheres e homens: no ano passado, as contratações de mulheres representaram 44% dos cargos executivos, 37% de mensalistas e 35% de horistas.
Entre as ações de Diversidade & Inclusão também estão cinco grupos de diálogo formados por pessoas colaboradoras que atuam de forma voluntária para fomentar ações nos pilares LGBTQIAP+, gênero, gerações, raças & etnias e PcD (Pessoas com Deficiência).
Saúde e bem-estar
A Volkswagen do Brasil investe continuamente em programas de saúde física, mental e bem-estar aos seus colaboradores e dependentes; entre os quais, parcerias com o Wellhub (Gympass) e o Zenklub. A VW também conta com áreas de convivência nas fábricas, academia ao ar livre, entre outras ações. (Coisas de Agora)