O Estado de S. Paulo/Mobilidade
Entre 4 e 8 de novembro, será realizada no São Paulo Expo, na capital paulista, a 24ª Fenatran, o maior salão internacional do transporte rodoviário de carga da América Latina, com boas expectativas de negócios. A Volkswagen Caminhões e Ônibus, por exemplo, projeta um aumento em suas vendas de 15% na comparação com sua participação na edição anterior da feira, em 2022.
Para isso, o vice-presidente de vendas, marketing e pósvendas da VWCO, Ricardo Alouche, acredita que a edição deste ano do evento será estritamente para fechar negócios, diferentemente da anterior, quando as montadoras mostraram suas novidades em relação ao Proconve P8, lei de controle de emissões equivalente à Euro 6. “Naquela Fenatran, o cliente foi principalmente para conhecer os lançamentos. E os caminhões chegaram entre 15% e 20% mais caros. Além disso, o cenário econômico era diferente do atual”, afirma.
Para este ano, Alouche afirma que, como o cliente já conhece o produto e os indicadores econômicos estão melhores, com aumento do PIB e inflação em queda, a perspectiva para o mercado de veículos comerciais é positiva.
Parte dessa elevação será puxada pelo agronegócio, diz o executivo. Ele afirma que esses clientes costumam fazer compras por volta de meados de novembro, para receberem os caminhões até março, quando começa a nova safra.
Para atender esse público, a VWCO levará à Fenatran a linha Meteor atualizada, o Constellation 4×2, que é novidade, além de lançamentos focados no agronegócio.
Participação
No acumulado de janeiro a agosto deste ano, a marca conquistou 25,9% de participação do mercado total de caminhões. Além disso, lidera os segmentos de leves, médios e semipesados.
Conforme publicado no site do Estradão, a VWCO apresentou três novidades da linha de pesados Constellation e Meteor. O próximo passo é aumentar sua presença na categoria.
Atualmente, a empresa tem 12% de participação no mercado total. Além disso, a marca está na quarta posição em vendas de pesados no País, atrás de Volvo, Scania e DAF.
“A marca Volkswagen está consolidada na liderança de mercado há 23 anos. Posso afirmar que o Meteor contribui significativamente para o aumento da rentabilidade e os resultados da empresa. E isso não está apenas relacionado à venda do veículo, mas também de peças, já que não há itens do Meteor no mercado paralelo. Então, esse cliente é fiel à rede de concessionária”, explica Alouche. (O Estado de S. Paulo/Mobilidade/Andrea Ramos)