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O mercado de ônibus continua com bom desempenho e com perspectivas positivas para o ano, conforme mostra a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) no balanço do terceiro trimestre de 2024.
Em setembro, a produção de ônibus atingiu 2.177 unidades, com crescimento de 1,0% sobre agosto deste ano (2.156 unidades) e de 16,7% sobre setembro do ano passado, quando foram fabricados 1.865 veículos.
No acumulado de janeiro a setembro de 2024, a produção de ônibus somou 21.197 unidades, um volume 38% superior aos 15.355 veículos fabricados no mesmo período de 2023. “O mercado de ônibus está vivendo um momento muito especial neste ano com crescimento sustentável. O nível de produção está muito interessante quando comparado a 2022, e bem acima de 2021”, disse Eduardo Freitas, vice-presidente da Anfavea, destacando que as perspectivas são positivas para o ano.
Do total de ônibus produzidos de janeiro a setembro deste ano, 18.127 são modelos urbanos, 43% superior ao mesmo período de 2023 (12.680 unidades). E 3.070 são modelos rodoviários, 14,8% a mais que nos nove meses do ano passado, quando foram fabricados 2.675 veículos.
Emplacamentos
Em setembro, a venda de ônibus atingiu 2.004 unidades, 16,7% abaixo de agosto deste ano (2.406 unidades), mas superou em 33,3% setembro de 2023, quando foram comercializados 1.503 veículos no mercado brasileiro. “Apesar da queda foi o melhor setembro desde 2014”, destacou Freitas.
O vice-presidente da Anfavea também considerou o acumulado de janeiro a setembro deste ano muito bom para o segmento de ônibus, mesmo com a pequena queda de 0,2% no emplacamento, de 15.788 unidades caiu para 15.760 unidades.
“As vendas de janeiro a setembro se igualaram ao mesmo período de 2023, mas com ressalvas porque até o momento o emplacamento de ônibus para o Caminho da Escola é de 1.847 unidades. É um número expressivo, mas 44% inferior ao que foi emplacado de modelos escolares no ano passado”, disse Freitas.
No ranking de janeiro a setembro de 2024, a liderança ficou com a Mercedes-Benz, com venda de 6.634 ônibus, 20,9% a menos que no acumulado dos nove de 2023 (8.388 unidades). O segundo lugar ficou com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que vendeu 4.032 veículos, 8,4% acima do mesmo período do ano anterior (3.720 unidades). E o terceiro com a Agrale, que comercializou 2.568 veículos, 11,3% superior aos nove meses de 2023 (2.308 unidades).
Na sequência, está posicionada a Iveco que vendeu 1.464 ônibus até setembro deste ano, 201,9% acima dos nove meses do ano passado (485 unidades); a Scania com 567 veículos, 106,21% superior a janeiro a setembro de 2023 (275 unidades). E a Volvo vendeu 446 ônibus, com retração de 22,2% sobre os nove meses de 2023, cujas vendas somaram 573 unidades.
Exportação
Nas exportações, o mercado de ônibus apresentou resultado negativo. Em setembro, o embarque de 365 veículo foi 2,0% maior que agosto deste ano, mas ficou 20,8% abaixo de setembro do ano passado (461 unidades).
No acumulado de janeiro a setembro deste ano, as exportações atingiram 3.258 unidades, um resultado 12,8% inferior aos 3.736 veículos que foram vendidos no mercado internacional nos nove meses de 2023.
De modelos urbanos, foram exportados 1.570 veículos até setembro deste ano, 28% a menos que de janeiro a setembro de 2023 (2.182 unidades). De ônibus rodoviários, foram 1.688 veículos, com aumento de 8,6% sobre o mesmo período do ano passado, quando foram embarcados 1.554 veículos para o exterior. (Portal Technibus/Sonia Moraes)