Nova Ram 1500 tem chegada confirmada ao Brasil; veja o que muda

Auto Esporte

 

Lançada recentemente nos Estados Unidos, a nova Ram 1500 vai desembarcar no Brasil em breve. Autoesporte já havia apurado que a picape grande chegaria ao país até o fim de 2024. Agora, a própria fabricante confirma a chegada da nova geração por aqui — e sem o motor V8.

 

A linha 2025 da caminhonete da Ram passou por grandes mudanças nas motorizações para ficar mais potente. O tradicional motor V8 5.7 Hemi sai de cena. O propulsor, aliás, recebeu até a série especial de despedida R/T como homenagem na Classic. No lugar, a marca optou por colocar um seis cilindros em linha.

 

Trata-se de um 3.0 da família Hurricane, a mesma do 2.0 que equipa a Rampage no Brasil. Desta forma, turbinado, entrega 420 cv de potência e 47,8 kgfm de torque em sua versão inicial e 540 cv e 53,1 kgfm na opção mais potente. O câmbio é o mesmo automático de oito marchas. Ou seja, há mais potência do que o antecessor em qualquer configuração. Afinal, eram 400 cv e 56 kgfm.

 

A Ram ainda não confirmou quais versões da nova 1500 serão lançadas por aqui. No entanto, em um teaser publicado no Youtube, as imagens usadas foram da configuração topo de linha, chamada de Laramie.

 

Vale lembrar que, além da motorização atualizada, a Ram 1500 também passou por um discreto facelift. Há alterações nos faróis de LED e na grade, que ficou um pouco mais inclinada para melhorar a aerodinâmica. São oito opções de desenho que variam conforme a versão. O para-choque dianteiro também foi substituído.

 

Na traseira destacam-se as novas lanternas com luzes de LED em todas as versões. No interior, houve troca de materiais, texturas e cores de acabamento. As opções topo de linha ainda trazem uma central multimídia maior, com até 14,5 polegadas.

 

E a versão elétrica?

 

Além das configurações a combustão, a nova Ram 1500 também chega em versões elétricas nos Estados Unidos. São duas opções: REV (elétrica) e Ramcharger (elétrica com extensor de autonomia). Ambas seguem em estudo para o Brasil, mas ainda não estão confirmadas.

 

A primeira a ser lançada é a variante elétrica, REV, que chega por lá no final do ano com bateria de 168 kWh e autonomia de 563 km, segundo o padrão americano. A partir de 2026, haverá uma segunda opção, com pacote ainda mais robusto de 229 kWh. Nesse caso, o alcance salta para 804 km. Os motores elétricos são os mesmos e entregam 654 cv e 85,7 kgfm.

 

Um possível temor em relação a infraestrutura de recarga fez com que a Ram pensasse em uma picape tracionada sempre por um motor elétrico, mas que pode ter as baterias alimentadas por um propulsor a combustão. Essa é a proposta da Ramcharger, que chega no mercado norte-americano no ano que vem.

 

Nesse caso, se as baterias de 92 kWh ficarem vazias, o motorzão V6 3.6 da família Polestar entra em ação não para movimentar a 1500, mas sim gerar mais energia para que os propulsores elétricos continuem funcionando. Somando baterias carregadas e um tanque cheio, estamos falando de 1.110 km de alcance.

 

A 1500 Ramcharger usa dois motores elétricos. O dianteiro é de 335 cv e o traseiro de 319 cv. Combinados, entregam 654 cv e 85 kgfm de torque. Segundo a Ram, chega aos 96 km/h em 4,4 segundos. (Auto Esporte/Vitória Drehmer)