Scania G 460 a gás já soma 180 vendas no Brasil

Estradão

 

A Scania apresentou no mês de abril sua nova geração de caminhões a gás no Brasil. A principal novidade são os motores mais potentes, com versões de 420 cv e 460 cv. Agora, a marca de origem sueca comemora o número de 180 unidades vendidas da versão G 460 no mercado brasileiro.

 

Vale lembrar que outra novidade na linha é a cabine. Ou seja, a versão G, cuja parte traseira é um pouco mais estreita em relação à da cabine R. Como resultado, foi possível acrescentar mais dois cilindros de gás. Assim, o modelo pode receber até 10 cilindros, o que garante autonomia de 650 km, segundo dados da empresa. Assim, são até 150 km de autonomia a mais na comparação com o modelo anterior, R 410.

 

Segundo a Scania, desde 2019, quando a linha movida a gás foi lançada no Brasil, já foram vendidas mais de 1.400 unidades. Com a chegada do 460, a expectativa é de que os emplacamentos de caminhões a gás cresçam ainda mais.

 

De acordo com a Scania, a linha G tem motor de 13 litros com torque de 214 mkgf, disponíveis entre 1.000 rpm e 1.350 rpm. Além disso, o GH 460 cv com cabine de teto alto, traz o motor de 13 litros com torque de 234,7 mkgf entre 1.000 rpm e 1.300 rpm.

 

Esse motor é combinado à transmissão G25. Ou seja, a mesma do Scania Super. Dessa forma, traz como vantagem ser 75 kg mais leve do que a caixa anterior, GRS905. Como resultado, há menor consumo de combustível, entre outras vantagens.

 

Além da cabine G, a nova geração de caminhões a gás da Scania pode ter a R. Porém, nesse caso há menor capacidade de carga, bem como redução de autonomia.

 

Seja como for, os novos veículos contam com distância entre os eixos de 3.600 mm. Como resultado, o Scania G 460, por exemplo, com tração 6×4, pode receber implementos de 15,40 metros. Dessa forma, tem capacidade para transportar até 30 pallets.

 

Scania G 460 é finalista do Prêmio Mobilidade Estadão

 

O Scania G 460 concorre na categoria Melhor Caminhão a Gás, uma das novidades da edição 2025 do Prêmio Mobilidade Estadão. Nas trilhas Jornal do Carro, MotoMotor e Mobilidade, o público pôde votar em várias categorias de automóveis e motos, bem como em produtos e serviços ligados à mobilidade.

 

Entretanto, no caso da trilha Estradão não houve votação popular – os finalistas e os vencedores foram escolhidos por especialistas da redação e convidados. No total, o Prêmio Mobilidade Estadão 2025 tem nove categorias. Ou seja; melhor caminhão a gás, furgão, chassi-cabine, caminhão leve, caminhão médio, caminhão semipesado, caminhão pesado; caminhão elétrico e caminhão do Estradão. (Estradão/Andrea Ramos)