Frota & Cia
Para tornar seu processo produtivo mais sustentável, a Scania colocou em prática o projeto de “remanufatura” de caixa de câmbio, que consumiu cerca de 50% menos material e gerou, aproximadamente, 45% menos emissões de carbono em comparação com a fabricação de uma transmissão totalmente nova. Assim, a montadora mostra ser possível integrar componentes remanufaturados diretamente nas linhas de produção de veículos novos.
Foi a primeira vez que uma montadora de veículos pesados integrou componentes reutilizados em sua linha de montagem principal, fato ocorrido na Suécia. O projeto resulta da pesquisa iReGear, desenvolvida em conjunto com o KTH Royal Institute of Technology e o Scandinavian Transmission Service AB, com financiamento da Vinnova, a agência de inovação sueca.
A transmissão “remanufaturada” foi submetida exatamente às mesmas etapas rigorosas e testes de qualidade e função (com cerca de 100 parâmetros) em linha que as caixas de câmbio feitas de peças inteiramente novas. O equipamento atendeu a todos esses requisitos e, portanto, pôde ser confirmada como “tão boa quanto uma nova“, o que garante os padrões de qualidade e desempenho para ser instalada em veículos Scania.
As taxas de substituição durante a remanufatura da caixa de câmbio podem variar de 10% a 100%, dependendo do histórico de desgaste. Esta transmissão, em particular, consumiu aproximadamente 50% menos material e causou 45% menos emissões de carbono em comparação com os componentes totalmente novos.
A remanufatura, que vê a reutilização de peças antigas para criar novos produtos com qualidade tão boa quanto nova, é vista pela indústria automotiva como uma estratégia promissora para atingir metas climáticas e apoiar a transição para uma economia circular, além de retardar a escassez de recursos. “Esta caixa de câmbio remanufaturada é um exemplo convincente de como a fabricação de veículos pesados ??pode se tornar mais sustentável, circular e eficiente, mantendo os mais altos padrões de qualidade”, diz Fredrik Nilzén, chefe de sustentabilidade da Scania.
A adoção mais ampla do processo exige que os fabricantes de veículos integrem os componentes remanufaturados diretamente nas linhas de produção de novos veículos, em vez de usá-los separadamente nas vendas para o mercado de reposição. “Esta pesquisa fornece a primeira evidência para apoiar o argumento de que é viável imaginar empresas integrando perfeitamente as operações de manufatura e remanufatura para desenvolver Sistemas de Manufatura Circular que consomem menos recursos, produzem menos emissões e custam menos sem comprometer a qualidade e o desempenho”, diz Farazee Asif, Professor Assistente na KTH. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)