AutoIndústria
Com quase 50 mil emplacamentos, a Fiat encerrou setembro com market share de 22,2%, 6,3 pontos porcentuais acima da segunda colocada, a Volkswagen, que licenciou 35,4 mil unidades e teve participação de 15,9%.
Com relação à General Motors, que vendeu 27,6 mil veículos, ou 12,4% do total aproximado de 223 mil carros e comerciais leves negociados no mês, a diferença é de 9,8 pontos.
A vantagem entre a líder a as duas concorrentes mais diretas foi maior tanto em setembro na comparação com agosto como também em relação aos índices registrados no acumulado dos primeiros nove meses do ano, quando a marca italiana totalizou venda de 370,3 mil unidades, com fatia de 21,1%.
No mesmo período de janeiro a setembro, a VW deteve 15,8%, com 278,3 mil licenciamentos, e a GM registrou market share de 12,7%, com 223 mil emplacamentos.
Em agosto, as participações das três primeiras colocadas no ranking das marcas mais vendidas no Brasil foram de, respectivamente, 22,1%, 16,5% e 12,5%. Os dados do mês passado são preliminares, divulgados por fonte do varejo.
Os números oficiais serão revelados pela Fenabrave na quinta-feira, 3, quando a entidade que representa os concessionários poderá revisar para cima as projeções pra este ano.
A briga pelo quinto lugar
O Top 5 do mercado nacional em setembro é complementado pela Toyota e Renault, nessa ordem. A quinta posição, que ficou com a marca francesa no mês, é ocupada pela coreana Hyundai no acumulado do ano, o que mostra disputada acirrada em 2024 pela permanência no Top 5.
As vendas da Toyota somaram 150,3 mil unidades no ano, com fatia de 8,6%, enquanto as das Hyundai chegaram a 137,4 mil (7,8%) e as da Renault a 92,5 mil (5,3%). O Top 10 é complementado pela Jeep, Honda, Nissan eBYD. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)