O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro
Após assumir a importação de veículos no Brasil, que ficava a cargo da Caoa, a Hyundai passou a acelerar a agenda de lançamentos no País. Entre as novidades dessa nova fase está o Palisade, SUV de oito lugares que vem da Coreia do Sul tabelado a R$ 449.990.
Segundo a marca, o objetivo é atrair compradores de modelos como Toyota Hilux SW4 e Chevrolet Trailblazer, além de Discovery Sport e Volvo XC60, por exemplo. Porém, nenhum dos listados como rivais pode levar oito pessoas.
O modelo, lançado na Ásia em 2018, aposta no conforto e espaço a bordo. O novo SUV tem 5 metros de comprimento e 2,90 m de distância entre os eixos. Porém, quem tem a partir de 1,80 m de altura não viajará de forma confortável na última fileira de assentos.
O porta-malas tem 704 litros com cinco pessoas a bordo e 311 l com oito – praticamente o mesmo volume de hatches compactos. A abertura da tampa é elétrica, mas não há tecnologia hands-free, em que basta passar o pé sob o para-choque assista para acionar a trava.
Com ampla grade frontal em formato batizado pela marca de “cascata”, e faróis abaixo das luzes de uso diurno, o SUV tem estilo sóbrio. Há iluminação em posição vertical na frente e nas lanternas traseiras. Aliás, atrás há saídas duplas de escape do lado direito.
As rodas são de liga leve de 20 polegadas. Segundo informações da Hyundai, o SUV é oferecido no Brasil com quatro opções de cor: branca, prata, preta e azul perolizada.
O interior elegante tem acabamento de primeira e combina linhas retas e poucos botões no painel. A cereja do bolo é o quadro de instrumentos e a tela da central multimídia (ambos de 12,3 polegadas) integrados em uma moldura flutuante. O sistema de entretenimento controla várias funções do carro e exibe imagens das câmeras de 360° e traseira. Porém, a conexão com Android Auto e Apple CarPlay é feita com uso de cabo.
Outro demérito é a falta de ajustes elétricos de altura e profundidade do volante. Esse recurso é comum em veículos dessa faixa de preço.
Bem equipado
Entretanto, há materiais macios ao toque, revestimento de couro no volante, manopla de câmbio e bancos, bem como regulagem elétrica para os assentos das duas primeiras fileiras, ventilação e aquecimento. Além disso, o do motorista tem memória.
O Palisade também vem com ar-condicionado automático e digital com duas zonas e saídas também para a terceira fileira, carregador de celular por indução, quatro portas USB e quatro tomadas de 12V, além de teto solar dividido em dois. Outros bons equipamentos são retrovisor central digital, que reproduz as imagens da câmera traseira, e head-up display, que projeta informações do quadro de instrumentos no para-brisa.
Entre os itens de segurança há sete air bags e auxílio ao motorista, que a Hyundai chama de SmartSense. No pacote, há assistentes de frenagem automática e de centralização e permanência na faixa, além de controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go, que desliga e religa o motor em paradas longas, como as de semáforo, por exemplo.
Aceleramos o modelo familiar em uma pista de testes. Assim, não foi possível avaliar sua desenvoltura no trânsito urbano nem em estrada.
Por ora, o Palisade chega apenas na versão de topo de linha, Signature, com motor 3.8 V6 a gasolina. Conforme a marca, a potência é de 295 cv e o torque, de 36,2 mkgf, surge somente às 5.200 rpm. O câmbio é automático de oito marchas e a tração integral distribui o torque adequado entre as quatro rodas conforme a necessidade.
Chama a atenção o bom isolamento acústico, que filtra de forma eficiente o ruído externo, mas sem neutralizar o instigante ronco do V6. Isso é cada vez mais raro atualmente.
Dá para trocar as marchas manualmente por meio de borboletas atrás do volante. Assim, as respostas ficam ainda melhores. Porém, com mais de 2 toneladas e 1,75 m de altura, o SUV apresenta certa rolagem da carroceria em curvas quando se abusa do acelerador. (O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro/Vagner Aquino)