Marca de luxo da BYD que chegará ao Brasil prepara novo SUV

Jornal do Carro

 

Com a recente venda dos últimos 10% de participação da Mercedes-Benz para a BYD, a Denza, ligada à marca, está em um momento crucial. Isso porque pode se firmar como a principal marca de luxo do grupo chinês. No mercado brasileiro, por exemplo, deverá ser a bandeira premium da BYD com a chegada do Denza N9, um SUV de sete lugares, embora tenha espaço para até oito ocupantes.

 

Por outro lado, a marca busca também aumentar sua presença na Europa. Nesse sentido, o SUV de grande porte pode ser uma boa pedida. O Denza N9 foi exibido na China em fase de pré-produção, ainda camuflado. O automóvel exibe visual com linhas suaves e ampla área envidraçada, características que maximizam a sensação de espaço interno.

 

Além disso, compartilha a plataforma do Denza D9, um monovolume com capacidade para seis pessoas. Ele deve chegar ao Brasil nos próximos meses. Ambos tem a produção feita sobre a e-Platform 3.0 da BYD, uma base dedicada a veículos híbridos e elétricos. No caso do N9, a propulsão híbrida plug-in vem de um motor a combustão 1.5 turbo de 139 cavalos. Ele é complementado por motores elétricos, dependendo da versão escolhida.

 

Performance e versões do novo SUV Denza

 

As versões com baterias de 20 kWh ou 40 kWh devem ter tração dianteira, similar ao D9, gerando uma potência combinada de 299 cavalos. Já as versões AWD (tração integral) do D9 contam com um motor elétrico adicional de 61 cavalos, aumentando a potência total para 404 cavalos e 69,4 kgfm de torque, muito superior aos 58,2 kgfm da versão básica.

 

Embora não haja detalhes exatos da autonomia do N9, o D9 – que é maior e mais pesado – oferece 965 km a 1.040 km de autonomia total, dependendo da versão. Isso sugere números igualmente expressivos para o N9. No ciclo WLTP, que considera apenas a autonomia elétrica, o D9 registra entre 75 km e 155 km, dependendo do tamanho da bateria.

 

A chegada do SUV Denza ao Brasil

 

É certo que o Denza N9 contará com a tração integral de alguma forma, e sua chegada ao mercado brasileiro parece bastante provável. O modelo deve complementar a oferta da marca. Ela incluirá o D9 e o Leopard 5, um SUV robusto que também ostentará o emblema Denza.

 

Dessa forma, os lançamentos reforçam o posicionamento da BYD no Brasil, com opções de luxo e tecnologia. A marca que já é uma das que mais emplaca no País, se consolidou ao apostar nos eletrificados. Como noticiado pelo Jornal do Carro, ela se tornou a primeira a produzir 9 milhões de veículos do tipo ao redor do mundo. (Jornal do Carro/Crisley Santana)