CBN Curitiba
Curitiba passa a contar com uma concessionária 100% sustentável, com zero emissão de carbono e aproveitamento de resíduos. O marco foi alcançado pela Renault Barigüi, a primeira concessionária da fabricante totalmente sustentável do Brasil e que recebeu, nesta sexta (27), o selo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA).
A iniciativa é promovida pela própria Renault do Brasil, com o objetivo de transformar as concessionárias em ambientes sustentáveis. Segundo a empresa, cerca de 15 toneladas de resíduos gerados todo ano por esta loja são destinados de forma ambientalmente adequada.
A Gerente de Sustentabilidade do Grupo Renault, Graziela Pontes, destacou que um dos focos da iniciativa é trabalhar com a descarbonização.
Com o avanço, a concessionária recebeu o Selo ESG Renault, programa que certifica as concessionárias que atendem aos requisitos socioambientais da marca nos eixos de meio ambiente, impacto social e governança corporativa, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
O diretor de Vendas e Rede na Renault do Brasil, Gustavo Ogawa, destacou que foram cerca de 4 anos de trajetória até o desenvolvimento do selo de sustentabilidade. A certificação é auditada pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), especializado no setor automotivo.
Além disso, a iniciativa da fabricante de automóveis se aliou à criação do Instituto Barigüi, que é voltado a formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social.
Assim, os recursos gerados com a venda de recicláveis e sucata nas unidades do Grupo Barigüi se transformaram em insumos e cursos profissionalizantes, como explicou o vice-presidente do Grupo Barigüi, Sauer Salum Filho.
Segundo a Renault do Brasil, atualmente 40% dos grupos das redes de concessionárias possuem energia limpa e renovável em suas lojas, por meio de painéis fotovoltaicos, usina de biomassa, mercado livre de energia, entre outros. Além disso, 13 grupos já implantaram a captação de água da chuva em suas operações e diversas lojas já estudam ações para compensação ou neutralização de carbono. (CBN Curitiba/Vinicius Bonato)