Transporte Moderno
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anunciou o lançamento de mais um membro para a família Constructor: o novo VW Constellation 33.260 8×4, um caminhão vocacional desenvolvido para o setor da construção civil. A novidade chega ao mercado com 130 unidades já vendidas.
O VW Constellation 33.260 8×4 se destaca por sua tração 8×4, entre-eixo reduzido e suspensão reforçada, características que garantem durabilidade e alta performance em condições adversas. Essas especificações são essenciais para atender às exigentes demandas das obras de construção civil, proporcionando robustez e versatilidade ao veículo.
De acordo com o supervisor de engenharia de veículos especiais da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Paulo Perin, o desenvolvimento do novo caminhão envolveu a colaboração com clientes do setor. “Desenvolvemos o caminhão com base em um extenso processo de escuta e pesquisa, garantindo que o produto atendesse às necessidades específicas do mercado e às normas da legislação brasileira”, explica Perin.
O lançamento do caminhão dedicado para a construção civil ocorre em um momento em que o mercado imobiliário segue aquecido, com construtoras batendo recordes de vendas, impulsionadas, principalmente, pelo programa Minha Casa Minha Vida.
Pontos fortes
Um dos diferenciais do VW Constellation 33.260 8×4, segundo a montadora, é a sua manobrabilidade. Com um raio de giro reduzido, o caminhão se movimenta com facilidade em espaços confinados, como canteiros de obras e áreas urbanas. A segurança dos operadores também foi priorizada, com a inclusão de freios ABS, controle de tração e assistência de partida em rampa. A cabine foi projetada com foco na ergonomia, oferecendo maior conforto e visibilidade, o que contribui para a redução da fadiga do motorista e aumento da produtividade.
Caminhões vocacionais
Os caminhões vocacionais da VWCO são entregues já preparados para o implemento, o que reduz o tempo e o custo de instalação, além dos custos operacionais. Em 2023, a Volkswagen Caminhões e Ônibus liderou o segmento de implementações de veículos, conforme dados da Associação Nacional de Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), o que representa 36,7% do volume total de veículos emplacados pelos associados, o que corresponde a mais de 22.200 unidades. (Transporte Moderno/Aline Feltrin)