Acea: venda de automóveis na Europa fica estável em julho

AutoIndústria

 

Balanço do desempenho do mercado de automóveis na Europa consolidado pela Acea, associação dos fabricantes no continente, mostrou demanda estável em julho ao registrar 1,02 milhões de unidades vendidas, o mesmo patamar de um ano atrás, com leve alta de 0,4%.

 

No acumulado do ano dos setes meses, no entanto, as vendas somaram 7,90 milhões de automóveis, volume 3,9% superior ao anotado no mesmo período do ano passado, quando alcançou 7,61 milhões. Os números dizem respeito aos mercados da União Europeia, Reino Unido e os países da associação de livre comércio Efta (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça).

 

Pelos dados da Acea, o consumidor europeu tem preferido o carro híbrido não plugável. Nos sete meses, foram entregues 2,39 milhões de HEVs, expansão de 21,6%. O volume já está perto das vendas de automóveis a gasolina, que fechou o período em queda de 2,4%, com 2,76 milhões de unidades.

 

Já as vendas de 100% elétricos se apresentaram estável ao fim de sete meses no patamar de 1,09 milhão de unidades, leve alta 0,6%. Também os licenciamentos de híbridos plug-in não mostraram avanços. No ano, o mercado absorveu apenas 560 mil, ligeiro recuo de 0,3%.

 

Nos sete primeiros meses, os automóveis a gasolina participaram com 33,1% das vendas totais; os HEVs, 32,5%; os BEVs, 100% elétricos, 13,6%; os movidos a diesel, 11,1%; os PHEVs, plug-ins, 7,1%; e outros, caso de modelos a gás, por exemplo, 2,6%. (AutoIndústria)