Novo Kia EV5 chega ao Brasil

Portal Terra

 

A linha de modelos da Kia acaba de ficar maior no Brasil. A montadora sul-coreana apresentou na última terça-feira, 27, o novo EV5. Primeiro carro elétrico da marca no país, o SUV elétrico acaba de chegar ao país em versão única, por R$ 399.990. O Guia do Carro está no evento de lançamento do novo Kia EV5 em Itu (SP) e trará em breve as primeiras impressões ao volante do modelo, que tem até 402 km de alcance.

 

O principal destaque do novo Kia EV5 é o visual. Ele segue a filosofia “opostos unidos” da montadora sul-coreana, que aposta em elementos da natureza e arquitetura. Na dianteira, o modelo apresenta uma interpretação moderna da grade frontal chamada de nariz de tigre. Os faróis de LED são finos e trazem formato tridimensional.

 

Na lateral, os para-lamas trazem contornos musculosos e molduras pretas. As maçanetas são embutidas na carroceria, e a área envidraçada é um dos destaques do Kia EV5. Ainda há acabamentos na cor preta na coluna “A” e na coluna “C”, que geram o efeito de teto flutuante. As rodas de liga-leve são de 18″.

 

Além disso, o modelo ainda conta com um friso cromado na parte inferior das janelas e das portas. Na traseira, o Kia EV5 traz lanternas finas em LED com formato de bumerangue. Elas invadem a tampa do porta-malas, que traz o logotipo da Kia. A placa fica no para-choque, logo abaixo. A peça ainda traz um aplique de plástico preto na parte inferior.

 

Equipado com um motor elétrico, o Kia EV5 oferece 160 kW (217 cv) de potência e 310 Nm de torque. De acordo com a Kia, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. A tração é dianteira e a suspensão conta com um sistema McPherson na dianteira e multilink na traseira. A direção é elétrica e os freios são a disco ventilados na frente e sólidos atrás.

 

Já o alcance é de até 402 km no ciclo do Inmetro – 550 km no WLTP europeu. A bateria de 88,16 kWh é feita de fosfato de ferro e lítio, e pode ser recarregada em corrente contínua de até 360 kW. Nesse caso, a recarga até 80% leva apenas 27 minutos. Em uma estação de 50 kW, o mesmo processo leva 83 minutos. Em corrente alternada (AC) de 11 kW, leva 8h10, e com 7 kW (rede bifásica), 9h40.

 

As dimensões do Kia EV5 são de 4,61 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,71 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. Já o porta-malas leva até 513 litros (VDA). Com o banco traseiro rebatido, a capacidade chega a 1.718 litros. Ainda há um compartimento frontal (frunk), abaixo do capô, com 60 litros de capacidade.

 

Por dentro, o acabamento conta com materiais reciclados e superfícies emborrachadas na região do painel. As linhas também são modernas e seguem o conceito “opostos unidos”. O painel digital de 12,3″ e a central multimídia – também de 12,3″ – são interligados na mesma moldura. Os bancos contam com revestimento em tecido e couro.

 

A lista de equipamentos é recheada, e inclui teto solar panorâmico, bancos dianteiros com aquecimento e ajustes elétricos para o motorista, seis airbags, tampa do porta-malas com acionamento elétrico, frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão, alerta de ponto cego, ACC com stop and go, câmera 360º, alerta de colisão traseira com tráfego traseiro, de saída de faixa, auxílio de centralização de faixa, entre outros itens.

 

O novo Kia EV5 chega ao mercado brasileiro na versão Land (R$ 399.990), com garantia de 5 anos sem limite de quilometragem e de 8 anos ou 160 mil km para a bateria. O modelo ainda inclui um carregador de emergência, um wallbox residencial de 7 kW e as três primeiras revisões gratuitas. Ao todo, há oito opções de cores: branco neve, prata marfim, prata marfim opaco, azul gelo, azul maré, preto noite estelar, cinza mineral e verde iceberg. (Portal Terra/João Buffon)