Tiggo 8 ganha versão Pro com novos visual, itens de série e equipamentos

Jornal do Carro 

 

A Caoa Chery atualizou a versão de entrada do Tiggo 8, que traz novidades no visual (ficou similar ao da híbrida plug-in), equipamentos e acabamento. Agora com o sobrenome Pro, o SUV feito em Anápolis (GO) tem tabela de R$ 188.888,88.

 

O número se refere ao SUV, bem como ao considerado como o de maior sorte na cultura chinesa. A pronúncia lembra a da palavra “fa”, que significa prosperidade e riqueza. O preço é R$ 898 mais alto que o do antecessor, Tiggo 8 Max Drive.

 

No visual, a grade dianteira tem efeito “big diamond”, que lembra diamantes, e logotipo iluminado. O conjunto óptico redesenhado traz luzes de LEDs com maior alcance na comparação com o anterior e ajuste automático da luz alta.

 

As rodas de liga de 19 polegadas atualizadas calçam pneus Pirelli 235/50 R19. Segundo a marca, as suspensões, do tipo McPherson na frente e independente Multilink atrás, foram recalibradas.

 

Atrás, as lanternas traseiras são novas, com formato bipartido e iluminação full-LEDs, e unidas por uma barra horizontal. Há quatro saídas de escapamento e a placa passou a ser fixada na tampa do bagageiro.

 

A capacidade do porta-malas não mudou. Com cinco assentos em uso, são 889 litros e com sete, são 193 l. Com a segunda fila de bancos rebatida, a área de carga chega a 1.930 l.

 

O espaço interno não mudou, mas a Caoa Chery informa que o Tiggo 8 cresceu em 20 milímetros. Ou seja, o SUV mede 4,72 metros de comprimento tem 1,86 m de largura, 1,71 m de altura e 2,71 m de distância entre os eixos.

 

Trem de força

 

Conforme a marca, o SUV traz ajustes na parte mecânica. O filtro de óleo foi reposicionado, para facilitar as trocas, e há novos radiador e bomba de óleo, com pressão variável. Mas isso não alterou os números do motor de quatro cilindros a gasolina.

 

O 1.6 litro, com turbo, entrega 187 cv de potência e torque de 28 mkgf. A tração é na dianteira e o câmbio automatizado de sete velocidades e dupla embreagem, foi mantido. Com isso, a marca garante que houve melhoria nas trocas de marcha e à pressão do acelerador.

 

Boas respostas

 

Embora o test drive tenha sido muito curto, e feito em uma área dentro da fábrica da empresa e repleto de cones para a realização de exercícios de frenagem e aceleração, deu para sentir as boas respostas do SUV. A despeito do peso, de quase 1,6 tonelada, o carro é esperto.

 

Isso é resultado da boa entrega de torque a partir das 2 mil rpm. Conforme os dados da fabricante, o SUV pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos – ficou 0,7 s mais rápido.

 

O Tiggo 8 Pro traz, de série, conjunto formado por duas telas, que somam 24,6 polegadas. Uma delas é do quadro de instrumentos e a outra, da central multimídia, que tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Dá para “arrastar” o mapa do multimídia para o quadro de instrumentos e ativar comandos por voz.

 

Além disso, projeta as imagens captadas pelas câmeras de 540° (360° + visão do solo) e do navegador GPS. O sistema de som da Sony tem oito altofalantes, há volante multifuncional, carregador de celular por indução, ar-condicionado de duas zonas com saída para a segunda fila de bancos, teto solar e chave presencial.

 

Assistência de manobra em marcha a ré, freio de estacionamento eletrônico, portas USB dos tipos “A” e “C” e porta objetos refrigerado no descansa braço central também são de série. Os bancos da frente têm aquecimento e ventilação.

 

Voltado à segurança, o pacote Max Drive reúne itens de assistência ao motorista. Há controle de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência de faixa de rolamento, alerta de risco colisão dianteira, de tráfego cruzado atrás e ponto cego. Bem como seis airbags e monitor de pressão e temperatura dos pneus. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)