Conheça o novo Scania Opticruise G38 para o transporte extrapesado

Frota News

 

O caminhão mais potente da Scania acaba de ganhar uma nova caixa de marcha para a Série G. Aliás, a mesma família de transmissões utilizadas na geração atual dos modelos Scania produzidos também no Brasil. A Scania desenvolveu a caixa Opticruise G38 especialmente para trabalhar junto com o V8 mais potente da marca, a lenda topo de linha de 3.700 Nm, 16 litros e 770 cv.

 

A Scania introduziu o G38 como a mais recente e final versão das caixas de câmbio da série G, que começou com o G33 em 2019. Assim, a Scania projetou-o sob medida para lidar com o enorme torque que o V8 de 770 hp está produzindo. Apesar de ser capaz de lidar com até 3.800 Nm de torque, ele apresenta exatamente as mesmas dimensões e peso do G33. Então, como ele é feito?

 

“É basicamente sobre metalurgia, escolhendo qualidades de aço mais extremas e aplicando tecnologias como polimento de engrenagens e shot peening para aumentar o endurecimento e a durabilidade de certos componentes vitais”, diz Mats Henriksson, engenheiro de desenvolvimento na Scania R&D. “Também adicionamos canais de óleo extras para as peças mais cruciais, mas isso é tudo – o design básico da série G é muito resistente por si só”.

 

As caixas de câmbio da série G são tipicamente 60-70 kg mais leves do que as caixas de câmbio que estão substituindo. Aliás, principalmente devido às carcaças totalmente de alumínio e dimensões gerais menores. Outra conquista importante é o ruído reduzido, um pré-requisito para atender a regulamentações futuras. Os atuadores pneumáticos fazem as trocas de marchas nessas caixas de câmbio manuais automatizadas. Ao usar freios de eixo, os engenheiros da Scania conseguiram reduzir o número de sincronizações, espaço que é usado para engrenagens mais largas.

 

“A série G e seus recursos foram uma espécie de revolução na época da introdução. E ainda são, se você me perguntar”, diz Bo Eriksson, gerente de produtos da Scania Trucks. “Ele oferece todos os valores que os clientes podem pedir, ao mesmo tempo em que é flexível e adequado para uma ampla paleta de aplicações e operações do tipo em que muita potência e torque estão envolvidos. Os tratores de transporte pesado, por exemplo, definitivamente se beneficiarão do G38. É a adição definitiva quando se trata de etapas de desempenho bem equilibradas no sistema modular da Scania”. (Frota News)