Mercado de comerciais seminovos retoma a normalidade de preços

Frota & Cia 

 

Depois de alcançar uma valorização recorde de 19,36% em 2023, o mercado de veículos comerciais seminovos inicia a volta à normalidade dos preços em 2024, ao registrar um incremento médio da ordem de 1,94%, considerando um período de três anos de depreciação. É o que aponta o estudo produzido pelo Frota DataBank, braço estatístico de Frota&Cia, que serviu de base para indicação dos ganhadores do Prêmio Campeão de Revenda 2024.

 

A supervalorização dos usados no triênio 2021/2023 é fruto de uma conjunção de fatores que elevaram os preço dos caminhões e utilitários a patamares bem acima do preço de compra, mesmo após três anos de uso. Embora considerado atípico, o fenômeno resulta quase sempre do descompasso entre a oferta e demanda por veículos 0Km, o que leva os compradores a optarem pela busca de seminovos, para atender suas necessidades de transportes.

 

Foi assim em 2021, quando as fábricas de veículos foram forçadas a interromper a produção, como medida preventiva para conter o avanço da Covid-19, aliada às dificuldades da cadeia de suprimento. Fatores que culminaram na elevação média dos preços dos veículos seminovos em 6,79%. O problema persistiu em 2022, mesmo com a retomada da produção, provocada dessa vez pela falta de peças, em especial os semicondutores, que impediram o pleno atendimento das encomendas de veículos. Para piorar as coisas, a demanda por transporte acusou uma boa expansão no período, em especial por conta do incremento das vendas online, colaborando para o incremento dos preços dos caminhões e utilitários seminovos que acusaram uma valorização de 16,28% no período.

 

Para completar, em 2023, o mercado de novos foi fortemente impactado pela entrada em vigor da norma Proconve-P8, equivalente ao Euro VI, que agregou mais tecnologia aos motores dos veículos comerciais, para reduzir os efeitos da emissão de gases estufa na atmosfera. Mas, em contrapartida, forçou as montadoras de caminhões a reajustarem o preço dos veículos 0 km, o que provocou a compra antecipada de veículos Euro 5 (pre buy), bem como a de modelos seminovos com 3 ou 4 anos de uso.

 

“Com o fim dos estoques de veículos Euro V e a acomodação dos preços das versões Euro VI, o mercado se mostra mais estável nos dias atuais, colaborando para um maior equilíbrio na oferta e procura de novos e usados”, explica José Augusto Ferraz, diretor de Redação de Frota&Cia e idealizador do Prêmio Campeão de Revenda. Mesmo assim, ressalta o jornalista, a média de preços praticados em 2024, na comparação com 2021, ainda acusa uma valorização de 1,94% a favor dos seminovos. Bem acima dos padrões convencionais, como ocorria em 2020, quando a depreciação de preços dos caminhões e utilitários com três anos de uso registrou a marca de -20,71%.

 

Para chegar a esses resultados, o estudo de Frota&Cia avaliou o comportamento de preços de exatos 23 veículos utilitários e 64 caminhões mais vendidos no mercado brasileiro. Vale ressaltar, no entanto, que o levantamento engloba apenas os veículos Euro V, uma vez que os modelos Euro V não alcançaram ainda três anos de uso de depreciação, conforme exige o regulamento da premiação.

 

No esforço de garantir o máximo de transparência ao trabalho, o estudo levou em conta as informações disponíveis na Tabela Fipe, produzida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, vinculada à Universidade de São Paulo, o mais importante e confiável indicador de preços de veículos novos e usados do país, disponível na internet.

 

Em sua quinta edição, o Ranking Campeão de Revenda 2024, de Frota&Cia contempla um total de 14 categorias, sendo 4 referentes aos veículos utilitários outras 10 aos caminhões. Na disputa por categoria, as camionetas de carga acusaram menor valorização de preço (+1,55%), com destaque para as camionetas de carga que alcançaram a média de 13,29% em três anos. Já os caminhões registraram 2,33% de valorização no mesmo período, com destaque para as versões leves que acusaram 20,84% de aumento de preços na média.

 

Já no ranking por fabricante, a maior vencedora foi a Mercedes-Benz que foi reconhecida com cinco certificações de Campeão de Revenda em 2024. Em segundo lugar aparece a Volkswagen Caminhões e Ônibus com três distinções, seguida da Mercedes-Benz Cars&Vans e Scania com duas, além da Fiat e Iveco, eleitas em uma categoria. A Mercedes-Benz também aparece como a marca mais valorizada do país no mercado de veículos seminovos, em razão de sua somatória de produtos ter alcançado uma valorização média de 11,79% na categoria utilitários e 6,66% nos caminhões, as maiores entre todos os fabricantes que participaram da disputa.

 

Não sem motivo, A conquista da premiação, é claro, foi comemorada pelos fabricantes dos veículos reconhecidos com o título de “Campeão de Revenda 2024”.

 

“Essa significativa vitória de cinco modelos Accelo e Atego como campeões de revenda de Frota&Cia demonstra, mais uma vez, que quem compra um caminhão da marca obtém um excelente produto em termos de qualidade, tecnologia, força, desempenho, economia, excelente custo operacional, durabilidade, segurança e conforto para o motorista”, ressalta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

 

Fabio F. Silva, Head de Vendas Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, faz coro com seu colega de indústria, ao afirmar que esse reconhecimento é uma validação do compromisso da marca com a excelência em oferecer os melhores produtos e serviços do segmento. “Receber o prêmio Campeão de Revenda com a linha Sprinter é reflexo de nossa estratégia focada no cliente e no compromisso contínuo em oferecer soluções de transporte confiáveis e de alta qualidade”.

 

Para Giulliano Nasi, supervisor de Marketing de Produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus, a outorga do certificado à empresa em duas categorias demonstra que os clientes confiam na marca, no produto e na rede de mais de 150 concessionárias em todo o país. “Isso mostra que estamos no caminho certo, ao oferecer veículos fabricados e desenvolvidos para o mercado brasileiro. E que oferecem bastante retorno aos clientes, inclusive na hora na revenda”.

 

Mesma opinião tem o vice-presidente da marca Fiat para a América do Sul, Alexandre Aquino, ao destacar que é um orgulho muito grande ver o Fiat Fiorino se destacar em seu segmento como “Campeão de Revenda”, pela quarta vez. “Um reconhecimento assim é sempre uma assinatura do trabalho que vem sendo feito pela marca com esse produto, que se destaca pelo excelente custo-benefício e a tradição de mais de 40 anos no mercado”.

 

Márcio Furlan, responsável pela estratégia de Marketing, Comunicação e Experiência com o Cliente, da Scania Brasil, relata por sua vez que o reconhecimento do Prêmio Campeão de Revenda 2024 a dois caminhões da marca, no segmento mais disputado do mercado de pesados, revela que a empresa está no caminho certo. “A distinção é uma referência futura para os clientes da marca, na hora de adquirirem um novo caminhão. Porém, tão importante quanto isso, é o reconhecimento da entrega que o R 450 e o R540 fazem agora. Seja pela versatilidade dos modelos ou a tradicional economia de combustível que eles proporcionam. Então, se temos um resultado a curto prazo para o cliente que é a economia de combustível e, a média e longo prazo, um excelente retorno no valor de revenda, isso fecha um ciclo de negócios superbacana é motivo de muito orgulho para nós”.

 

Por fim, do lado da Iveco, a certificação também foi comemorada pelo diretor comercial da empresa, Marco Aurélio Pacheco. “A conquista do Prêmio Campeão de Revenda 2024, de Frota&Cia, efetivamente, é resultado de um trabalho consolidado. Um reconhecimento de marca, de produto, de atenção ao cliente e muito inovação e tecnologia a serviço do mercado de transportes”. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)