Truck & Bus Builder América do Sul
O mercado brasileiro de ônibus foi agitado no início deste segundo semestre com a realização da Lat.Bus 2024, maior evento voltado para o transporte rodoviário de passageiros da América Latina. Foram realizados mais de 1.300 pedidos para produção de veículos, que deverão ser entregues até o final do ano. Esse volume é baseado em levantamento parcial dos dados anunciados por alguns dos expositores e revela que, em uma feira, apenas três dias, movimentou o equivalente a quase um mês da produção nacional.
Como comparação, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), nos primeiros sete meses de 2024, a produção de ônibus atingiu 12.872 unidades, 9,6% superior ao mesmo período de 2023 (11.741 unidades). Do total produzido, 11.404 veículos foram destinados ao mercado interno, 10,3% a mais que nos sete meses de 2023 (10.337 unidades).
Esse desempenho pode ser sentido pelo volume de negócios realizados na Lat.Bus, Entre as empresas que anunciaram os pedidos realizados estão a Marcopolo, com a venda de 472 unidades, sendo 194 rodoviários e 278 micros; a IVECO, com 350 veículos; a Mascarello, 263 unidades; a Irizar, cerca de 120 veículos, e a Comil, outras 190 unidades.
A expectativa do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), Ruben Bisi, é de fechar o ano com 22 mil unidades, crescimento entre 10 e 15% em relação a 2023, quando foram fabricados 19.612 veículos.
O mercado de ônibus está mais aquecido do que no ano passado, em quase todos os segmentos. Apenas no escolar é que a demanda está abaixo da esperada. Se os pedidos do programa Caminho da Escola estivessem acontecendo em um ritmo maior, a produção brasileira poderia superar as 24 mil unidades neste ano.
Após a grande licitação fechada no final do ano passado, a compra de ônibus escolares está abaixo do estimado pelas fabricantes. Segundo Bisi, dos 15.320 ônibus escolares aprovados por meio do programa Caminho da Escola, era esperada a aquisição de 7.000 unidades neste ano. Porém, foi licitado a compra de apenas 1.500 veículos até agora, e a de outros 1.500 ônibus será anunciada em fevereiro de 2025. “Os estados e municípios também não compraram a quantidade ônibus escolares esperada porque estão com déficit elevado, e também atrasaram as negociações das emendas parlamentares”, explica o presidente da Fabus. (Truck & Bus Builder América do Sul)