Brose comemora 25 anos de produção no Brasil

Coisas de Agora

 

Neste mês, a Brose do Brasil, líder em sistemas de acesso veicular, comemora 25 anos de produção no país. Tudo começou em São José dos Pinhais, Grande Curitiba (PR), onde a fábrica foi construída do zero. A escolha pela cidade foi para estar mais próximo da Volkswagen, o primeiro cliente a receber os módulos de porta produzidos localmente. De 1999 até os dias atuais, a empresa aumentou o portfólio de componentes oferecidos no mercado nacional, expandiu territorialmente e conquistou a liderança em seu segmento de atuação, fornecendo para a maioria das montadoras instaladas no Brasil.

 

“Além da inovação constante e da excelência operacional e no desenvolvimento de produtos, sempre nos destacamos pelas relações de confiança estabelecidas com os clientes”, diz Murilo Matta, presidente da Brose do Brasil.

 

A segurança do executivo não está amparada apenas no cargo, mas em 21 anos de empresa, onde começou como gerente de projetos. Neste período, passou por várias áreas e cargos, até agosto de 2023, quando assumiu a presidência. “Quando comecei, a Brose não tinha 100 funcionários. Hoje, somos uma equipe muito maior, com o maior e mais completo centro de desenvolvimento e testes de sistemas de portas na América do Sul e três unidades de produção no país. Conquistamos o segundo lugar no ranking BPS global (Brose Production System) e acumulamos reconhecimentos do mercado.”

 

Outros estados

 

A expansão territorial da Brose no Brasil começou pelo interior de São Paulo, em 2008, quando adquiriu uma empresa de motores elétricos, na cidade de Salto. Em 2011, as linhas de produção da unidade foram transferidas para a planta de São José dos Pinhais, que ganhou mais 6.600 m² de área construída.

 

Dois anos depois, foi inaugurada uma fábrica em Diadema, na Grande São Paulo, que logo se tornou pequena, devido ao crescimento do portfólio de produtos e de clientes. Em 2017, a Brose do Brasil começa a operar em planta totalmente nova, em Jarinu, a 75 km da capital paulista, que absorve os módulos de portas produzidos em Diadema e novos projetos.

 

Antes de Jarinu, a Brose já ampliara sua atuação para Pernambuco, mais especificamente em Goiana. Apesar de a inauguração oficial ser em 2015, o processo começou antes, com a construção da fábrica.

 

“Tudo era novo, a começar pela região, que da cultura da cana-de-açúcar se transformou em sede de um polo automotivo altamente tecnológico, encabeçado pela FCA (Fiat Chrysler Automobiles), atual Stellantis”, conta Murilo Matta, presidente da Brose do Brasil.

 

Portfólio

 

Paralelamente à expansão territorial, a Brose do Brasil tem ampliado o portfólio de produtos. Ao sistema de levantadores de vidro, somam-se os módulos de porta e de abertura de porta-malas por sensor e sistemas de arrefecimento.

 

Referente à carteira de clientes, de apenas um, há 25 anos, passou a atender a maioria das montadoras instaladas no Brasil e a contratos de exportação para Argentina, Estados Unidos, México e África do Sul. “Na última década, temos registrado crescimento contínuo. A inovação tem sido o nosso combustível para alcançar maior eficiência, qualidade excepcional e liderança no mercado. Estamos comprometidos com a melhoria contínua dos processos e a redução de desperdícios e reafirmando diariamente o compromisso com a sociedade, a transparência e a ética nos negócios, alinhados com os princípios ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance), integrando a sustentabilidade de forma estratégica nas operações”, finaliza Matta.

 

Brose

 

No país desde 1998, a Brose do Brasil possui três unidades industriais, em São José dos Pinhais (PR), onde fica a sede, Jarinu (SP) e Goiana (PE), e aproximadamente 450 funcionários. Desenvolve e produz levantadores de vidro, fechaduras, módulos de porta, sistema de abertura de porta-malas e sistemas de arrefecimento, para as principais montadoras instaladas no Brasil e para exportação. Globalmente, o Grupo Brose é um dos cinco maiores fornecedores automotivos de propriedade familiar, com três divisões de negócios – exteriores, interiores e acionadores elétricos. De origem alemã, a presença da marca é tão expressiva que, no mundo, a cada três novos veículos produzidos, um é equipado com pelo menos um produto Brose. O Grupo possui 31 mil funcionários, distribuídos em 69 fábricas, localizadas em 25 países. Em 2023, registrou faturamento de 8 bilhões de euros. (Coisas de Agora)