Goiânia recebe dez ônibus elétricos

Portal Technibus

 

Goiânia recebe nesta terça-feira (20 de agosto), mais dez ônibus elétricos de 15 metros, piso alto, cada um com capacidade para 94 passageiros e um cadeirante. Os modelos elétricos são inteiramente fabricados no Brasil com tração e integração Eletra, chassi Scania e Mercedes-Benz, carroceria Caio eMillenium e motor elétrico, inversor e bateria WEG. Os ônibus têm wi-fi, tomadas USB e ar-condicionado.

 

Em setembro do ano passado, a cidade já havia recebido um ônibus elétrico de 15 metros, piso baixo, para operação da HP Transportes, e outro piso baixo para Expresso Araguaia. Os dois ônibus elétricos, que já operam em Goiânia desde setembro de 2023, rodaram 77.104 km, o que representa 145,4 toneladas a menos de poluentes na atmosfera, superando as expectativas.

 

Com a entrega de mais cinco ônibus elétricos 15 metros para a HP e outros cinco para a Expresso Araguaia, em um ano, apenas dez deles emitirão 6.977,2 toneladas a menos de CO2 na atmosfera, garantido mais saúde para os cidadãos de Goiânia.

 

Eletra

 

Hoje a Eletra conta com um portfólio de dez ônibus elétricos, capazes de atender as diversas cidades do Brasil e da América Latina. São eles: o 9,7m Escolar; o 10m Midi; o 11,3m Escolar; o 12m, Básico piso alto; o 12,1m; Básico, piso baixo; 12,8m Padron; o 15m Padron piso alto; o 15m Padron piso baixo; o 21,5m Articulado; e o e-Trol, com um inédito sistema de recarga de baterias durante o trajeto e ampla autonomia sem contato com a rede aérea.

 

“É motivo de muita alergia para a Eletra entregar mais estes dez ônibus elétricos para Goiânia. Isso significa que os primeiros, entregues em setembro de 2023, mostraram sua capacidade de atender com mais segurança e conforto os moradores da cidade. Transporte público de qualidade é nossa meta”, diz a presidente da Eletra, Milena Romano.

 

Segundo a empresa, os ônibus elétricos Eletra já circulam em cidades como São Paulo, São Bernardo do Campo, Sorocaba, Guarujá, Salvador, Goiânia, Vitória, Vargem Grande Paulista, Bertioga, Porto Alegre e Manaus. Os ônibus elétricos da marca já percorreram 3,7 milhões de km, deixando de emitir 5.745 toneladas de CO2. (Portal Technibus)