Volkswagen lidera segmento de caminhões eletrificados no Brasil

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus foi a marca que mais vendeu caminhões elétricos no Brasil no primeiro semestre deste ano. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram 189 unidades, sendo 100 unidades do e-Delivery de 11 toneladas, e 89 unidades do e-Delivery de 14 toneladas. Com o desempenho a fabricante acredita que deverá dobrar esse volume no próximo ano.

 

De acordo com o vice-presidente de vendas, marketing e serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ricardo Alouche, a tendência é de crescimento da demanda por caminhões elétricos. “Estamos vendo um aumento no interesse das empresas por caminhões elétricos. Embora o volume de vendas ainda seja baixo, há sinais claros de melhora”, afirmou.

 

Nos últimos anos, o mercado brasileiro de caminhões elétricos praticamente não evoluiu. No primeiro semestre deste ano, as vendas engrenaram e atingiram 310 unidades, com crescimento de 56,6% em relação ao mesmo período do ano passado (198 unidades).

 

A Volkswagen é a marca mais vendida, com 189 unidades e 61,0% de participação, seguida pela JAC, com 89 veículos (28,7%) e pela Volvo, com 13 unidades e 4,2% de participação de mercado.

 

A venda de ônibus elétricos também cresceu. Foram 142 unidades, contra apenas 15 no mesmo período de 2023, com elevação de 846,7%. No segmento de ônibus, a liderança é da Caio Induscar, com 96 unidades e 67,6% de market share, segunda pela Mercedes-Benz, com 19 veículos (13,4%) e a BYD, com 10 unidades e 7,0% de participação.

 

O vice-presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus destacou o impacto positivo da crescente popularidade dos ônibus elétricos, que tem ajudado a disseminar a tecnologia elétrica no setor de transporte de carga. “Os benefícios do silêncio, da economia e das práticas ESG (Environmental, Social, and Governance, em português Ambiental, Social e Governança) estão cada vez mais em evidência”, afirmou.

 

A recente reimposição de tarifas sobre caminhões importados pode beneficiar as marcas com fábricas no Brasil. Anteriormente, esses veículos entravam no País com isenção de impostos, mas agora enfrentam uma taxa de 20%, que deve aumentar para 35%.

 

Antes da reimposição dessas tarifas, caminhões importados chegavam ao Brasil com impostos reduzidos, tornando-os mais baratos em comparação aos modelos locais.

 

Desde 2021, a Volkswagen atingiu a venda de 700 unidades dos caminhões e-Delivery no Brasil. (Truck & Bus Builder América do Sul)