Fabricantes chinesas de pneus têm planos de investir R$ 4,5 bilhões no Brasil

O Estado de S. Paulo

 

Fabricantes de pneus importados planejam instalar fábricas no Brasil com investimentos de R$ 4,5 bilhões e a potencial criação de 4,7 mil empregos diretos. As empresas estão visitando terrenos em várias regiões do País e conversando com autoridades locais para entender as condições e incentivos oferecidos.

 

A XBRI Pneus, uma marca brasileira que atualmente terceiriza sua produção em países como Tailândia, Vietnã, Turquia, Camboja e China, tem um projeto de R$ 1,5 bilhão. A LingLong, uma fabricante chinesa, planeja investir um total estimado em R$ 1 bilhão e, conforme apurou o Estadão/Broadcast, enviou uma delegação ao Brasil no mês passado para avaliar terrenos em Sete Lagoas e Pouso Alegre, em Minas Gerais, e em locais no Nordeste.

 

Para completar, o governo de Santa Catarina recebeu na quarta-feira passada a visita de representantes da Sailun Tire, outra empresa chinesa, que promete investir cerca de R$ 2 bilhões em uma fábrica no Brasil. Paraíba, Paraná e Pernambuco, conforme informação do próprio governo catarinense, também disputam o empreendimento – que prevê a geração de 2 mil empregos.

 

Segundo dados da Anip, a associação dos fabricantes de pneumáticos, o setor emprega diretamente 32 mil pessoas em 21 unidades fabris no Brasil. A participação dos importados nas compras de pneus de carros de passeio e de caminhões no País chegou a 52% em 2023. Nos cinco primeiros meses deste ano, a fatia já tinha aumentado para 59%. Esse avanço levou a indústria a pedir ao governo federal a elevação do Imposto de Importação, de 16% para 35%.

 

Logística

 

Por trás dos planos de investimentos das multinacionais, está a intenção de ficar mais próximo das montadoras já estabelecidas ou que estão chegando ao Brasil, reduzindo os prazos de entrega. LingLong e Sailun fornecem pneus para a BYD na China, fabricante de veículos híbridos e elétricos que está em vias de começar sua produção na antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia.

 

Durante a visita da delegação da LingLong, liderada pelo vice-presidente do grupo, Li Wei, a empresa expressou o desejo de abrir a fábrica brasileira em 2026.

 

Já a XBRI, que tem grande força no mercado de reposição e está presente em redes como Magazine Luiza, Assaí e Havan, busca ser uma grande fornecedora para montadoras. No ano passado, com importações, a marca vendeu 3,5 milhões de pneus no Brasil, gerando um faturamento estimado de R$ 4,5 bilhões.

 

“É uma solicitação de grandes empresas que a gente esteja próximo das suas plantas industriais, até para garantir fornecimento do produto”, diz Samer Nasser, diretor de marketing da Sunset Tires, proprietária da XBRI e responsável pelo projeto de produção no Brasil. Ele espera definir o investimento até o fim do ano.

 

Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Goiás e Minas Gerais estão entre os Estados avaliados pela Sunset. A empresa também considera comprar um terreno no polo industrial de Camaçari, na Bahia. Para a Sunset, o ideal é ter um terreno com cerca de 100 hectares para a fábrica, projetada inicialmente para produzir 5 milhões de pneus para carros e outros 2 milhões para caminhões. “Estamos na fase de definir em qual local vamos nos instalar”, informa Nasser. (O Estado de S. Paulo/Eduardo Laguna)