DAF alcança a marca de 40 mil caminhões produzidos no Brasil

Truck Bus Builder América do Sul

 

A DAF Caminhões celebra a produção do caminhão de número 40 mil no Brasil, desde sua chegada em 2013. O modelo é um XF 6×2, equipado com motor 530 cv, que figura entre os 10 veículos pesados mais vendidos no Brasil em 2024 e fará parte da frota da Theo Transportes.

 

“Essa é mais uma conquista para a DAF Caminhões no Brasil. Este momento histórico reforça nossa estratégia de conquistar o mercado brasileiro com veículos modernos e versáteis, atendendo às mais diversas aplicações com toda a qualidade e expertise da DAF no mundo. Crescemos no mercado porque combinamos ótimos produtos, relacionamento próximo com nossos clientes e um pós-venda que está em constante evolução”, comenta Luís Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões.

 

A entrega do DAF 40 mil ocorreu no início de agosto, na sede da fabricante, em Ponta Grossa (PR). Estiveram presentes os executivos da DAF, os representantes da concessionária DAF Eldorado, responsável pela venda do modelo, e a equipe da Theo Transportes, proprietária do veículo.

 

“É uma honra para nós ter este caminhão na frota da Théo Transportes, especialmente por ser um modelo que ajudou a construir a história da fabricante no Brasil. Temos mais de 40 veículos da marca em nossa frota, e fazer parte desse momento marcante, tendo o caminhão 40 mil conosco, nos faz alavancar ainda mais uma parceria de anos”, celebra Luciano Kanitz, CEO da Théo Transportes.

 

A linha DAF XF se consolidou no Brasil como um dos modelos pesados líderes de vendas no mercado brasileiro devido a vários fatores, como força e baixo custo de operação. O modelo tem capacidade de carga de até 74 toneladas e é utilizado nos setores de produtos frigoríficos e transporte de líquidos e químicos em aplicações severas e operações rodoviárias de médias e longas distâncias.

 

O XF 530cv 6×2 da Theo Transportes sai de fábrica na cor Demo Yellow, com cabine Super Space e acabamento Comfort, referência no mercado, e equipado com suspensão pneumática. O motor é o PACCAR MX-13 com 530cv, tecnologia Proconve P8/Euro 6, e entrega torque máximo de 2.600 Nm. Este motor conta com 6 cilindros e 12,9 litros, sistema de injeção common-rail e freio motor de 490 cv @2.100 rpm com três estágios de potência. A transmissão ZF TraXon é de 12 velocidades à frente + 2 à ré, automatizada / Direct Drive.

 

A DAF foi a primeira fabricante de caminhões a comercializar um veículo com motorização Euro 6 no Brasil. Esse trem de força traz algumas alterações mecânicas em relação às versões Euro 5, que, aliadas às transmissões com trocas de marchas otimizadas, eixos traseiros de elevada eficiência e melhor aerodinâmica, podem resultar em uma redução de até 2% no consumo de combustível. Destaque para o Controle de Cruzeiro Preditivo (CCP) de série, que pode gerar uma economia de até 6%. No total, são até 8% de eficiência de combustível, além da redução de CO2.

 

Reconhecimento e expansão

 

Presente no Brasil desde 2011, a DAF Caminhões, fabricante de origem holandesa e subsidiária do grupo norte-americano PACCAR, já se consolidou como uma das maiores companhias do segmento de linha pesada no País. Com presença em todo o território nacional, a DAF mantém seu ritmo de crescimento para expandir ainda mais seus negócios no mercado brasileiro.

 

A companhia consolidou sua posição de destaque, registrando um crescimento notável no primeiro semestre de 2024. Com 28,5% mais vendas em relação ao semestre anterior, a empresa tornou-se a terceira montadora que mais cresceu no período, ocupando a 5ª posição no ranking geral entre as fabricantes que mais licenciaram veículos no Brasil este ano. Ao todo, foram 4.600 unidades comercializadas somente nos primeiros seis meses de 2024. Atualmente, conta com 61 pontos de atendimento em todo o país e projeta alcançar a marca de 76 em 2024, entre Concessionárias DAF e Lojas TRP. (Truck Bus Builder América do Sul)