O Estado de S. Paulo/Mobilidade
A Volare acaba de mostrar ao público seu novo micro-ônibus híbrido a etanol Attack 9 HVE. A divisão do grupo Marcopolo desenvolveu o modelo baseado no Attack 9 em parceria com Horse e WEG. De acordo com a encarroçadora, a novidade será lançada em 2026.
O Attack 9 HVE será o primeiro micro-ônibus com sistema híbrido feito no Brasil. A fabricante equipou o modelo com motor Horse 1.0 de três cilindros a etanol. Ele atua como gerador e produz a energia que recarrega as baterias do sistema motriz elétrico da WEG. A Volare também informa que o motor térmico funciona por apenas 1/3 do tempo da operação e na faixa ideal de rotação, a cerca de 3.000 rpm.
O micro-ônibus híbrido gera baixos níveis de ruído, vibração e “aspereza”, segundo a fabricante de Caxias do Sul (RS). O veículo exige menos manutenção, sobretudo no conjunto de freio, pois conta com sistema regenerativo que também atua na recarga das baterias, juntamente com o 1.0 a etanol. A transmissão inclui câmbio automatizado de quatro velocidades.
Emissões neutralizadas
Segundo a Volare, o Attack 9 HVE tem pacote com três baterias que, em conjunto, entregam até 100 kWh. A autonomia pode chegar a 500 km, de acordo com a fabricante. O modelo exposto na Latbus tinha configuração para levar 30 passageiros.
De acordo com a fabricante, o micro-ônibus híbrido a etanol permite às transportadoras obterem créditos de carbono. Afinal, o sistema neutraliza o ciclo de emissões de CO2. “Isso demonstra a estratégia da marca com foco na inovação, sustentabilidade, descarbonização e mobilidade eficiente”, diz Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Volare. O preço do veículo ainda não foi revelado pela empresa. (O Estado de S. Paulo/Mobilidade/Thiago Vinholes)