Novas apostas da Iveco incluem ônibus a gás e elétrico 17-E BEV

O Estado de S. Paulo/Mobilidade

 

Um dos destaques da Iveco na Latbus, feira do setor de ônibus realizada em São Paulo, na semana passada. foi o 17-210 G, a gás ou biometano, como antecipado pelo Estradão. Outros modelos também vão compor o futuro portfólio da empresa com foco na redução das emissões de poluentes.

 

Um deles é o chassi 17-E BEV, com tração 4×2, motor elétrico e destinado a carrocerias de ônibus de 9,6 metros a 12 m. O modelo tem como foco o transporte urbano de passageiros.

 

O ônibus pode receber de quatro a oito pacotes de baterias instalados entre as longarinas no chassi. De acordo com informações da Iveco, esse tipo de solução tem custo menor do que a instalação feita no teto do veículo. Isso representa valor final mais competitivo, pois não é preciso reforçar a estrutura da carroceria. A autonomia chega a 250 km, segundo a Iveco.

 

O novo modelo tem motor elétrico com 145 kWh de potência, equivalentes a 197 cv, e 107,6 mkgf de torque contínuo. Como o motor é instalado entre os eixos do chassi, há bom espaço para as portas.

 

Trata-se, no entanto, de um protótipo, que será submetido a testes de validação antes da estreia comercial, que teve seu desenvolvimento feito em parceria com a Giaffone Electric.

 

Opção para passageiros

 

Da mesma forma, o eDaily Minibus foi apresentado ao mercado como protótipo na configuração 8 + 1 VIP. Segundo a fabricante, há um pacote completo e adaptável para diferentes atividades de transporte de passageiros. A tração é traseira e o motor tem potência de 140 kWh, ou 190 cv, além de torque de 40,8 mkgf.

 

A autonomia pode chegar a 300 km, porque o eDaily Minibus pode ter até três baterias de 37 kWh cada, o que se traduz em capacidade total de 111 kWh. As baterias de íons de lítio são fabricadas pela FPT e instaladas dentro do chassi, com peso total de 260 kg, conforme informa a Iveco.

 

Por meio do seletor de modos de direção é possível escolher entre potência máxima ou economia de energia. Para isso, há três níveis de atuação do sistema de regeneração das forças de frenagem. Além disso, há também o one pedal, que permite dirigir sem necessidade de usar o pedal de freio.

 

Ônibus a gás

 

Como resultado, há maior eficiência energética, bem como redução no consumo de peças do conjunto, como discos e pastilhas de freio. De acordo com o vice-presidente da Iveco Bus para América Latina, Danilo Fetzner, com esses aspectos a marca consolida sua oferta de soluções customizadas.

 

Além das novidades expostas no estande da marca, quem visitou a Latbus 2024 pode dirigir o ônibus a gás da Iveco. Trata-se do 17-210 G, cuja aplicação é principalmente o transporte urbano. Seu motor e o N60 CNG, fornecido pela FPT, de 210 cv de potência e 77,5 mkgf de torque.

 

De acordo com a Iveco, um dos destaques é o menor custo com combustível, de até 40%, na comparação com modelos equivalentes que utilizam diesel. Além disso, como esse ônibus pode receber até nove cilindros de gás, a autonomia chega a 350 km. Outra vantagem diz respeito ao tempo para reabastecimento, de cerca de 20 minutos. (O Estado de S. Paulo/Mobilidade/Andrea Ramos)