BYD Dolphin Mini é primeiro carro elétrico para PCD

Jornal do Carro

 

O mercado de carros para PCD (Pessoas com Deficiência) agora tem opção elétrica. A BYD acaba de lançar o Dolphin Mini para PCD, com preço abaixo de R$ 100 mil. Com isso, a marca chinesa é a primeira (e única no momento) a oferecer um carro elétrico para este público.

 

Conforme o comunicado, o BYD Dolphin Mini de quatro lugares com pintura preta tem valor final de R$ 99,8 mil após receber as isenções de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) e de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Para obter tais isenções atualmente, o veículo precisa custar até R$ 120 mil, no caso do ICMS, e até R$ 200 mil, no caso do IPI.

 

Mas isso não é problema para o BYD Dolphin Mini, que tem preço inicial de R$ 115.800 na versão homologada para quatro passageiros. Já o modelo de cinco lugares, que estreou recentemente no País, tem preço de R$ 119,8 mil e, com as isenções, sai por R$ 101,8 mil em todas as cores disponíveis, fazendo com que a eletrificação seja realmente abrangente para a população brasileira.

 

Como é o BYD Dolphin Mini

 

O hatch elétrico vem importado da China atualmente com uma bateria de 38 kWh e motor elétrico com potência de 55 kW, o equivalente a 75 cv. Já o torque máximo imediato é de 13,8 mkgf. No ciclo do PBEV do Inmetro, a autonomia chega a 280 km com a carga completa, mas a BYD anuncia até 405 km no ciclo chinês. Já a recarga de 30% a 80% da bateria leva cerca de 30 minutos.

 

Em relação ao desempenho, a montadora informa aceleração de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e velocidade máxima de 130 km/h. Ou seja, o Dolphin Mini é um compacto urbano, com elevada eficiência energética, mas sem oferecer esportividade ao volante.

 

Já a lista de equipamentos tem itens como direção elétrica com regulagem de altura e profundidade, controle de velocidade de cruzeiro – sem ACC – e faróis e lanternas de LEDs. As rodas de liga leve têm 16 polegadas e há seis airbags. Por dentro, o Dolphin Mini tem a famosa tela giratória da BYD. Mas, desta vez, com 10,1” (são 12,8” no Dolphin), além de conexão para Android Auto e Apple CarPlay. (Jornal do Carro/Diogo de Oliveira)