Motor 1
Embora não tenha sido oferecido oficialmente no Brasil, o Nissan Patrol ainda é um dos SUVs mais lembrados e amados, em uma época em que os fãs de 4×4 estão voltando a demonstrar interesse nestes modelos mais “raiz”.
E, embora em alguns países, como a Arábia Saudita, a última evolução do Patrol ainda esteja sendo vendida, a verdade é que a volta do nome para o SUV da Nissan é algo que está crescendo no imaginário do público, não só aqui como na Europa também. Nossos colegas do Motor1.com España são os mais empolgados com esse possível retorno e ainda lembraram que o SUV chegou a ser fabricado em Barcelona e corria o Rali Dakar com as cores da Fanta.
Parte da culpa por esse “renascimento” dos SUVs puros, com tração integral, caixa de câmbio e design quadrado, deve-se ao Suzuki Jimny, o modelo com o qual a projeção do Nissan Patrol mostrada neste artigo competiria em sua versão curta de três portas.
Os SUVs estão de volta à moda
E embora existam grandes nomes que continuam a sobreviver no segmento, como o Land Rover Defender, o Jeep Wrangler, o Mercedes-Benz Classe G ou o Ford Bronco, parece que os representantes japoneses continuam a ter muita força.
Isso é demonstrado pelo novo Toyota Land Cruiser, com o qual nosso Patrol imaginário está em concorrência direta em sua versão longa. Mas também com outro nome ilustre que parece estar prestes a retornar: o Mitsubishi Pajero.
De volta à renderização deste artigo, feita pelo site just4x4s.com.au, nós realmente a adoramos, a começar pelo fato de que ela captura o espírito dos anos 80 do modelo original.
Na verdade, o SUV apresenta rodas de aço, um teto modular (removível em partes), para-choques específicos com ângulos de aproximação e de saída aprimorados, luzes auxiliares e pneus grandes.
A má notícia é que, no momento, não há sinal de que a Nissan lançará esse modelo na Europa ou outros mercados. Por mais que gostemos dele, a empresa está atualmente focada em sua linha de SUVs e em seus modelos eletrificados, duas fórmulas muito populares no Velho Continente. (Motor 1/Javier Llorente, traduzido por Thiago Moreno)