Motor 1
Números contabilizados do mês de julho revelam particularidades interessantes sobre o desempenho comercial da Fiat ao redor do mundo. A marca é líder de mercado em países como Brasil, Itália, Turquia e Argélia, mas tem diferenças de volume bastante significativas em cada região. No mercado brasileiro, por exemplo, a empresa vendeu no mês passado cinco vezes mais do que no italiano (sua terra natal).
Ao todo, as concessionárias da Fiat no Brasil entregaram em julho 50.471 veículos, o que representou avanço de 14% em relação ao mesmo período do ano passado. A marca garantiu a liderança do mercado e ficou com participação de 22,2% – o melhor resultado desde setembro de 2023 (23,1%). Por sua vez, a Fiat da Itália vendeu em julho apenas 10.226 unidades e recuou significativos 28,7%. A participação de mercado ficou em 8,2%, seguida de perto por Toyota e Dacia (ambas com 7,8%).
No Brasil, a distância da Fiat das rivais foi bem mais confortável. A Volkswagen ficou em segundo no mês com 16,3% de participação, enquanto a Chevrolet ocupou o terceiro lugar com 11,5%. Aqui, o veículo mais vendido da marca no mês (e também no próprio mercado no geral) foi a picape Strada, com 14.192 unidades emplacadas. A Fiat também comemorou o desempenho do Argo, com 8.663 unidades, e do Fastback, que vendeu 5.651 exemplares ao crescer significativos 55,5%.
Já na Itália, a marca emplacou o Panda como carro-chefe de sua linha e também do mercado geral. O compacto, que acaba de trocar de geração, vendeu 7.337 unidades e recuou 17,6%. O segundo Fiat mais vendido por lá foi o pequeno 500, que aparece apenas na 26ª colocação geral com 1.249 unidades entregues. Em 35º, o crossover 600 vendeu 966 unidades, enquanto na posição 58º o 500X emplacou 245 exemplares. (Motor 1/Dyogo Fagundes)