Omoda-Jaecoo: investimento de R$ 200 milhões e vendas no Brasil em 2025

Motor 1

 

O mercado automotivo do Brasil deverá contar com a participação de mais duas montadoras chinesas a partir de 2025: a Omoda e a Jaecoo. Pertencentes ao grupo Chery, as marcas vêm negociando chegada ao país desde 2023 e devem finalmente iniciar operações a partir do primeiro trimestre do ano que vem. A escolha pelo Brasil foi considerada estratégica dentro do plano de internacionalização das empresas, também de olho em toda América do Sul.

 

Ao todo, a Omoda-Jaecoo chegará a pelo menos 60 novos mercado internacionais nos próximos três anos. Atualmente, estão presentes em países como África do Sul, Austrália, Catar, Indonésia, Kuwait, México e Rússia, além da China. Por aqui, a estratégia será do tipo “no Brasil, para o Brasil” e contemplará executivos brasileiros em cargos de comando (estratégia para entender melhor a realidade e as preferências do nosso mercado).

 

Para o lançamento, as marcas esperam ter pelo menos 50 concessionárias espalhadas por todo o Brasil e estabelecer acordos com parceiros nacionais. Para a primeira fase do projeto, incluindo branding e demandas iniciais, estão previstos R$ 200 milhões em investimentos. Omoda e Jaecoo dividirão as mesmas lojas e toda a operação será própria – ou seja, sem relação com o grupo CAOA (que segue como parceiro apenas da marca Chery).

 

As vendas serão iniciadas com veículos importados, mas a ideia é estabelecer produção nacional em um segundo momento. Nesse ponto, a ideia é fazer do Brasil plataforma de exportação para toda a América do Sul. Quando iniciadas, as atividades fabris serão baseadas em regime de CKD e o modelo escolhido para ganhar cidadania brasileira será o que alcançar maior volume de vendas na fase inicial como importado.

 

A localização da nova fábrica não foi revelada. A antiga planta da Troller em Horizonte (CE) chegou a ser avaliada, mas as negociações não avançaram.

 

Quais serão os modelos no Brasil?

 

Omoda e Jaecoo apostarão forte em SUVs e terão opções híbridas e totalmente elétricas. No caso da Omoda, estão confirmados os modelos Omoda 3 (ainda inédito), Omoda 5 e Omoda 7. O Omoda 5 tem porte médio com 4,40 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,58 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. Dependendo do mercado onde é oferecido, pode ser adquirido em variantes híbrida (que aqui será flex) ou elétrica.

 

O Omoda 7 também tem as duas opções de propulsão, mas apenas o híbrido plug-in foi apresentado até agora. Conta com 1.200 km de autonomia e combina motor 1.5 turbo a gasolina de 156 cv e 22,4 kgfm de torque com propulsor elétrico. Em termos dimensionais, são 4,62 m de comprimento, 1,87 m de largura e 1,67 m de altura, bem como 2.70 m de entre-eixos.

 

Por parte da Jaecoo estão confirmados os SUVs Jaecoo 5 (inédito), Jaecoo 7 e Jaecoo 8. O modelo Jaecoo 7 tem 4,50 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,67 de altura e 2,67 metros de entre-eixos. Mecanicamente, o conjunto 1.5 híbrido plug-in entrega 339 cv de potência e 52 kgfm de torque, podendo render até 1.200 km de autonomia (sendo 70 km de alcance unicamente elétrico). O porta-malas acomoda até 340 litros de bagagem.

 

Já o Jaecoo 8 mede 4,82 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 1,69 m de altura, além de 2,82 metros de entre-eixos. Ou seja, é ligeiramente maior que o Jeep Commander. No mercado internacional, a lista de equipamentos inclui faróis Matrix, volante com botões sensíveis ao toque, bancos com função de massagem, iluminação ambiente, head-up display, controle de cruzeiro adaptativo com função de reconhecimento de sinais de trânsito e outros. (Motor 1/Dyogo Fagundes)