Motor 1
As vendas diretas responderam por 47,7% dos 227.300 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em julho, de acordo com os números oficiais da Fenabrave. A Fiat, com 30,25%, liderou pelo 12º mês consecutivo entre as montadoras, com Volkswagen (20,92%), Chevrolet (10,12%), Hyundai (7,47%) e Toyota (6,75%) completando as cinco primeiras posições.
Com quase 2/3 de todas as suas unidades registradas na modalidade, o VW Polo (8.283), seguido pelos Fiat Argo (6.217) e Mobi (5.638) comandou um pódio exclusivo de hatches – o segmento, vale destacar, teve outros três representantes entre os dez primeiros: o Hyundai HB20 (4.006) em 5º, o Renault Kwid (2.881) em 6º e o Chevrolet Onix (2.790) em 7º.
Dominantes no varejo, os SUVs/crossovers tiveram o VW T-Cross (4.298), o Nissan Kicks (2.714) e o VW Nivus (2.547) entre os primeiros colocados. Na nona colocação, o Chevrolet Onix Plus (2.592) novamente foi o único sedã no top 10. Com 1.438 unidades, o GWM Haval H6 ficou à frente do Toyota Corolla Cross (1.299). Discretos, Peugeot 208 e Citroën C3 tiveram um empate técnico (828 x 823).
Ao contrário de junho, quando apenas um modelo teve menos de 10% de vendas fora do varejo, desta vez tivemos cinco representantes: Honda HR-V (362), Toyota SW4 (141), Caoa Chery Tiggo 7 (136), Honda City Hatch (129) e BYD Song Plus (105). Em situação oposta, todos os modelos da Volvo no top 50 registraram todas as suas unidades na modalidade: EX30 (317), XC60 (256) e XC90 (119).
Entre os comerciais leves, a Fiat Strada (10.013), campeã geral de vendas diretas, emplacou mais do que o dobro da VW Saveiro (4.068) – esta, com quase 93% de seus registros sem depender do varejo – e aproximadamente três vezes mais do que a Fiat Toro (3.418), terceira. Como curiosidade, a Ford Ranger (1.044) teve menor participação na modalidade do que a Toyota Hilux (2.002), algo incomum nos últimos anos. (Motor 1/Thiago Parísio)